Prêmio Paulo Gustavo homenageará o humor e a comédia

Prêmio que leva nome de humorista vítima do coronavírus será concedido a artistas e organizações que contribuam de forma relevante para a cultura brasileira.

(Reprodução do Instagram)

A Câmara dos Deputados promulgou nesta quinta-feira (7) resolução que institui o “Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédia”. O ator, diretor e produtor morreu em maio último, aos 42 anos, em decorrência da Covid-19.

O prêmio será concedido a artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas que contribuem ou tenham contribuído de forma relevante para a cultura brasileira.

As indicações poderão ser feitas por quaisquer deputados e deverão considerar ações nas áreas de humor e comédia, artes circenses e formas de comicidade popular.

O plenário aprovou substitutivo da relatora, deputada Marília Arraes (PT-PE), apresentado ao Projeto de Resolução 37/2021 de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e do deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

Para Jandira Feghali, a comenda está revestida de importância especial por “valorizar uma parte da arte brasileira que muitas vezes é esquecida dentro da pauta da cultura”.

“A arte da comédia, a arte do humor, a arte de fazer rir, quebra paradigmas. É uma expressão da sociedade em cada lugar deste planeta. Ela se expressa na imprensa, no rádio, na televisão. Ela se expressa no teatro, no filme, no audiovisual. Hoje, ela tem várias formas de se expressar, inclusive o stand up. Ela se expressa também na política. Não é à toa que Paulo Gustavo dizia que rir é uma forma de resistência”, destacou a parlamentar.

O prêmio será concedido pela Comissão de Cultura e pela 2ª Secretaria da Câmara e consistirá em diploma de menção honrosa aos agraciados, que serão escolhidos por conselho julgador.

Em suas redes sociais, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que preside a Comissão de Cultura da Câmara, comemorou: “Apesar de Bolsonaro, seguimos fortalecendo a Cultura do nosso país que é tão rica e repleta de grandes profissionais”.

Fonte: PCdoB na Câmara