A crise do Líbano vai de mal a pior. Mas ninguém está ligando

A economia de um país estratégico no Oriente Médio desmorona sob as evasões reveladas pelos Pandora Papers e a indiferença internacional

Libaneses revoltam-se com a péssima gestão econômica do país

Em meio a uma pandemia que tirou o mundo de seu eixo, o declínio abrupto do Líbano não recebeu a atenção que merece, dada a importância estratégica do país.

Fazendo fronteira com a Síria ao norte e leste, e Israel ao sul, o Líbano ocupa um espaço crítico no Mediterrâneo Oriental. Seu colapso correria o risco de se espalhar para as áreas vizinhas.

O país está afundando sob o peso de uma vasta população de refugiados da vizinha Síria e uma presença permanente de refugiados palestinos. Certamente se qualifica como um “estado de crise”, que a London School of Economics define como um “estado de estresse agudo”.

A questão é se o “estado de crise” se torna, para todos os efeitos, um “estado falhado” na definição da LSE de um que “não pode mais desempenhar suas funções básicas de segurança e desenvolvimento”.

O Líbano, que levou mais de um ano para formar um novo governo depois que uma explosão de nitrato de amônio atingiu sua área portuária e forçou a renúncia do governo da época, está novamente à beira do precipício.

A escassez de combustível, que esta semana fechou suas principais usinas de energia , chamou a atenção do mundo para a queda contínua do Líbano em direção à ruína total.

Uma explosão de nitrato de amônio atingiu o porto de Beirute em agosto de 2020, matando pelo menos 216 pessoas.

O surgimento de um novo primeiro-ministro no mês passado , após meses de disputas sobre a divisão do poder entre os grupos confessionais do país, dificilmente gerou confiança na capacidade do novo governo de controlar os problemas do Líbano.

A escassez de combustível causada por uma crise cambial na qual o país está efetivamente falido é apenas um de uma série de problemas em cascata que levaram o Banco Mundial a descrever a situação como uma das 10 maiores “crises mais graves desde meados do século XIX século”.

O Banco Mundial especula que a crise do Líbano pode muito bem figurar no “top 3”. Isso inclui a Grande Depressão da década de 1930.

Em um relatório emitido em junho por seu escritório de Beirute antes da formação do novo governo, o banco disse que o Líbano enfrentou

[…] desafios colossais [que] ameaçam as já terríveis condições socioeconômicas e uma frágil paz social sem um ponto de viragem claro no horizonte.

A posse de Najib Mikati, um bilionário magnata das telecomunicações, como primeiro-ministro coincidiu com mais uma queda na sorte do Líbano a tal ponto que sua capacidade de conter a queda agora depende de ajuda externa. Mas esse é o problema.

O novo primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, enfrenta vários problemas críticos e em cascata em seu país. 

Os potenciais doadores internacionais, liderados pela França com seus laços tradicionais com o país, estão fartos da incapacidade do Líbano de colocar sua casa em ordem e de sua corrupção endêmica, e temem que a ajuda externa apenas fortaleça o controle do radical xiita Hezbollah sobre o país.

Com o apoio do Irã, o Hezbollah tem se apresentado como o salvador do Líbano . Combustível fornecido pelo Irã foi enviado ao Líbano por caminhão do porto sírio de Baniyas para contornar as sanções impostas pelos EUA.

Desde seu surgimento no auge da guerra civil no Líbano, que durou de 1975 a 1990, o Hezbollah gradualmente fortaleceu sua posição como ator dominante na complexa composição política do país .

Isso divide o poder entre grupos confessionais cristãos e muçulmanos sob um acordo de divisão de poder mediado pela França em 1943. Um acordo mediado pelos sauditas, conhecido como acordo Ta’if para encerrar a guerra civil, reconheceu o papel do Hezbollah.

O Hezbollah é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e outros países.

Nas três décadas desde Ta’if, o Líbano se recuperou sob várias administrações apenas para recuar novamente, e agora de forma desastrosa.

A questão razoável em tudo isso, dados seus intensos problemas internos sobrepostos por uma estrutura de governança que está claramente ultrapassada, é se o Líbano é ingovernável em sua forma atual e corre o risco de se separar.

Em uma avaliação do status do Líbano como um potencial estado fracassado, o Conselho de Relações Exteriores indicou os seguintes critérios. Estes incluíram 75% (pelo menos) de libaneses que vivem abaixo da linha da pobreza, os 1,7 milhões de refugiados cuja situação é ainda pior do que a dos cidadãos libaneses, a duração dos apagões de energia de 22 horas por dia e dívida pública de 175% de PIB.

Desde aquela avaliação em setembro do ano passado, a situação piorou muito, se é que isso é possível. A libra libanesa praticamente não tem valor, tendo perdido 90% de seu valor em relação ao dólar nos últimos anos. O país está assolado por uma hiperinflação, com aumentos de preços de mais de 400%, colocando os alimentos básicos fora do alcance de muitos. A economia do Líbano contraiu mais de 20% em 2020.

Um terço dos libaneses vive agora em ‘extrema pobreza’. 

Um terço dos libaneses vive em “ extrema pobreza ”, segundo as Nações Unidas.

Um dos problemas do Líbano é seu enorme fardo de refugiados. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) relata que o país tem 865.530 refugiados sírios registrados entre cerca de 1,5 milhão de sírios no Líbano.

Além da presença síria, há cerca de 190.000 palestinos no Líbano , muitos em campos de refugiados. Os palestinos são efetivamente apátridas e ainda mais vulneráveis ​​a uma economia em deterioração do que os libaneses empobrecidos.

A população do Líbano, incluindo refugiados, é de cerca de 6,8 milhões.

Para agravar os problemas do Líbano, existe uma aguda crise cambial . Para todos os efeitos, está quebrado e, portanto, incapaz de continuar a subsidiar as importações de produtos vitais, incluindo alimentos e medicamentos.

Isso empurrou os preços para o teto.

O combalido Mikati disse isso sem rodeios após seu juramento.

Onde vamos conseguir dólares para subsidiar? Estamos secos. Não temos reservas ou dinheiro que nos permita ajudar.

Enquanto isso, bilhões de dólares fluíram para fora do país à medida que libaneses ricos e funcionários corruptos procuraram proteger seus ativos devido ao colapso do sistema bancário do país.

Os bancos tornaram-se insolventes. Milhares de libaneses perderam as economias de uma vida. Em meio a tudo isso, eles teriam motivos para ficar consternados com as revelações nos Pandora Papers que vazaram de que figuras proeminentes do governo e da burocracia vinham sugando fundos para fora do país há anos.

Entre os identificados como tendo transferido fundos para o exterior está Riad Salameh, o governador de longa data do banco central do Líbano. Ele é o único diretor de uma empresa das Ilhas Virgens Britânicas fundada em 2007.

Salameh está sendo investigado na Suíça e na França por possível lavagem de dinheiro e apropriação indébita. Ele foi acusado na mídia libanesa local de transferir fundos para o exterior, violando os regulamentos. Ele nega ter feito tais transferências.

No entanto, o que não há dúvida é que o Líbano é uma das jurisdições mais corruptas do mundo. Isso está contribuindo para sua incapacidade de colocar sua casa em ordem.

No Índice de Percepção de Corrupção global , reconhecido como a avaliação mais confiável de práticas corruptas globais, o Líbano tem uma classificação de 137 em uma lista de 180 países, juntamente com a Rússia, Papua Nova Guiné e a República Democrática do Congo.

No Índice de Estados Frágeis compilado pelo Fundo para a Paz em colaboração com a revista Foreign Policy, o Líbano classificou-se em 34º lugar em 2020, ante 40 em 2019. Dado seu declínio acelerado nos últimos 12 meses, sua classificação de 2021 pode muito bem rivalizar com a de estados em decadência como Iêmen, Somália e Síria.

Se o Líbano não é um estado falido agora, certamente está em formação. Isso impede uma intervenção substancial de instituições de crédito internacionais relutantes e governos ocidentais preocupados com sua futura queda em direção a um “eixo de resistência” liderado pelo Irã.

Tony Walker é parceiro do vice-reitor da La Trobe University