PIB da China cresce 9,8% nos primeiros três trimestres do ano

A economia da China continuou a recuperação estável nos primeiros três trimestres deste ano, com os principais indicadores dentro de uma faixa razoável, mostraram dados oficiais divulgados pela agência Xinhua nesta segunda-feira (18).

Cargas são descarregadas de um navio de contêineres no terminal de contêineres do porto de Lianyungang na cidade de Lianyungang, Província de Jiangsu, leste da China, em 14 de janeiro de 2021 / Foto: Xinhua-Wang Jianmin

O produto interno bruto (PIB) do país cresceu 9,8% em termos anuais no período, colocando o crescimento médio para os últimos dois anos em 5,2%, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

No terceiro trimestre, o PIB do país cresceu 4,9% ano a ano, mais lento do que o crescimento de 18,3% no primeiro e 7,9% no segundo.

A economia chinesa manteve o ímpeto de recuperação nos primeiros três trimestres, com progresso no ajuste estrutural e no desenvolvimento de alta qualidade“, avaliou o porta-voz do DNE, Fu Linghui.

O consumo contribuiu com a maior parte para o crescimento econômico de janeiro a setembro, enquanto as exportações líquidas contribuíram com 19,5% para o aumento do PIB.

Os principais indicadores econômicos mostraram melhorias contínuas em todas as áreas, com as vendas no varejo de bens de consumo saltando 16,4% ano a ano nos primeiros três trimestres de 2021.

A produção industrial de valor agregado da China aumentou 11,8%, enquanto o investimento em ativos fixos cresceu 7,3% anualmente durante o período.

A taxa de desemprego urbano pesquisada no país ficou em 4,9% em setembro, 0,5 ponto percentual abaixo do mesmo mês do ano passado, mostraram os dados do DNE.

Durante o período de janeiro a setembro, a China adicionou 10,45 milhões de novos empregos urbanos, atingindo 95% da meta para o ano todo.

Reconhecendo os avanços, Fu alertou contra o aumento das incertezas no ambiente internacional e a recuperação desigual da economia doméstica, acrescentando que o país tomará várias medidas para manter a operação da economia em uma faixa razoável.

Fonte: Agência Xinhua