Centrão: Bolsonaro deve ir para PL e causar debandada no União Brasil

Com isso, começa debandada do União Brasil, com 15 deputados acompanhando Bolsonaro. PP tinha mais resistências a Bolsonaro.

Numa conversa telefônica nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro confirmou ao presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, a decisão de se filiar ao partido para disputar a reeleição em 2022. Costa Neto confirmou a conversa a veículos de imprensa, assim como o próprio Bolsonaro.

Antes de decidir pelo PL, Bolsonaro também conversou com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente licenciado do PP. No PP, havia resistência à filiação de Bolsonaro em alguns estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Paraíba. Por outro lado, havia a perspectiva de que o PL deixaria a base do governo no próximo ano.

Pela negociação em curso, o PP deve escolher o candidato a vice na chapa de Bolsonaro. E o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), terá apoio para disputar a reeleição para o comando da Casa. A intenção é fazer um palanque em 2022 que inclua também o Republicanos.

A expectativa é que cerca de 15 deputados federais bolsonaristas acompanhem o presidente. Atualmente, esses deputados estão filiados ao antigo PSL – que se fundiu com o DEM para criar o União Brasil.

Em 2018, Bolsonaro fez campanha criticando o que chamava de “velha política” e “toma-lá-dá-cá”, o que gerava simpatia em seu eleitorado antipolítica. Porém, gradualmente, o governo foi incorporando ministros e cargos para políticos do Centrão, conquistando seu apoio na Câmara dos Deputados, gerando decepção em setores de sua base.

Horas depois de correr notícia sobre a filiação de Bolsonaro ao PL, Carlos Bolsonaro apagou uma publicação de 2016 sobre um suposto caso de corrupção envolvendo Valdemar da Costa Neto, presidente do PL.

Confira reações políticas: