Presidente do BC terá que explicar contatos “informais” com banqueiros

O requerimento, de autoria do senador Fabiano Contarato, será deliberado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado

Senador Fabiano Contarato (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) afirmou que apresentará, na terça-feira (26), um pedido de convocação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para dar explicações, no Senado, sobre conversas que manteve com o banqueiro André Esteves. O requerimento será deliberado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.

“O BC é uma instituição reguladora do Sistema Financeiro. Qualquer informação privilegiada pode transformar milhões em bilhões e, justo por isso, a relação entre suas autoridades e banqueiros deve seguir rígidos protocolos, devidamente documentados: não podem se dar em jantares, cafezinhos ou telefonemas escusos. Se a distância republicana não foi mantida por dentro do espírito público das autoridades, devemos apurar em quais circunstâncias se deram”, afirma o senador.

Fonte: Assessoria de Comunicação do senador Fabiano Contarato