Ciro pede à PGR e PF que investiguem garimpo liberado no Amazonas

Augusto Heleno autorizou sete projetos de pesquisa de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira, o município mais indígena do país onde vivem 23 etnias

Balsas no Rio Madeira (Foto: Reprodução)

O pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) fez um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) para que os órgãos investiguem o garimpo em áreas liberadas na Amazônia pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno.

O general autorizou sete projetos de pesquisa de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira, o município mais indígena do país onde vivem 23 etnias. Além de São Gabriel da Cachoeira, os atos do ministro permitem que as pesquisas sejam realizadas nos municípios de Japurá e Santa Isabel do Rio Negro, todos na faixa de fronteira do Amazonas.

A autorização abrange uma área de 587 mil hectares, quase quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Apenas os sete projetos na região de São Gabriel da Cachoeira englobam 12,7 mil hectares.

Ciro diz que essas ações de Heleno lhe “garantiriam um posto em um anti-panteão da desonra militar”, pois autorizou o avanço de sete projetos de exploração de ouro em uma das regiões mais preservada da Amazônia.

“O Ministério Público, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal não vão investigar? O judiciário não vai punir este absurdo? Não podemos deixar que este alcoviteiro de golpes amplie a marcha de devastação dos últimos santuários da Amazônia brasileira!”, cobrou o ex-governador do Ceará.

De acordo com o presidenciável, as medidas assinadas pelo militar da reserva e secretário-executivo do Conselho de Defesa representam o estímulo à exploração de uma região que teve, na gestão bolsonarista, um dos maiores aumentos nos índices de desmatamento: 67%.

Ciro lembrou que, entre 2019 e 2020, a devastação da floresta amazônica representa o maior estágio em 12 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Pedidos

A ação de Ciro se junta a outras iniciativas dos deputados federais Marcelo Freixo (PSB-RJ), Léo de Brito (PT-AC) e Elias Vaz (PSB-GO). Este último aprovou requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, para que o ministro preste explicações sobre o assunto.

Freixo, líder da minoria na Câmara dos Deputados, também representou na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o general. E o deputado Brito apresentou na casa um projeto de decreto legislativo para tornar sem efeitos os atos do ministro.

Autor