Chile: Boric e Kast encerram campanha nesta quinta-feira

Na reta final, os candidatos fazem as últimas atividades públicas e Gabriel Boric leva vantagem na disputa

Gabriel Boric e José Antonio Kast chegam à reta final das eleições presidenciais no Chile I Foto: Reprodução/Anatel

Faltam apenas três dias para que ocorra o segundo turno presidencial e os candidatos Gabriel Boric (Aprovar Dignidade) e José Antonio Kast (Frente Social Cristã) participam de seus últimos eventos públicos antes das eleições.

Foi assim que os dois candidatos terminaram as suas campanhas nas regiões na quarta-feira, em preparação para os eventos que marcaram para esta quinta-feira nos respetivos encerramentos em Santiago.

Enquanto a carta da Frente Amplio era dirigida hoje a Viña del Mar e Valparaíso, o candidato da direita esteve mais uma vez na região de La Araucanía. Nesta quinta, os dois estarão na Região Metropolitana.

Em seu último dia de campanha fora da capital, Boric esteve na cidade de Gómez Carreño de Viña del Mar, onde foi acompanhado pela prefeita Macarena Ripamonti (Viña del Mar) e Jorge Sharp (Valparaíso), com quem voltou a se encontrar depois as diferenças que ambos tiveram durante a eclosão social e a assinatura do acordo de paz.

No caso, o candidato presidencial deu sinais de deixar para trás divergências com Sharp e de passagem se referiu ao teste de drogas que exibiu durante o debate da Anatel na segunda-feira e ao apelo de Kast para agora fazer um teste de cabelo e não de urina.

“Já o disse várias vezes, mostrei um exame que é também o pedido pelo serviço público e que devia ser conhecido na campanha de José Antonio Kast.

“Eu perguntaria a você, eles fizeram isso com você? Se querem fazer ou não é a dúvida deles, não tenho problema em fazer testes de cabelo ou qualquer outra dúvida, mas eles param de tentar inventar ou instalar que há algo aqui. Não tenho problema se você me convidar e me pagar, seja bem-vindo ”, enfatizou Boric.

Posteriormente, o candidato foi a Valparaíso se encontrar com a senadora e ex-candidata à presidência do Novo Pacto Social, Yasna Provoste (DC). No local, a legisladora reforçou seu apelo “a todos os setores da sociedade para darem um apoio muito forte e muito claro às transformações” propostas por Boric.

Por sua vez, a carta da FA destacou a importância do Provoste na Câmara Alta. “Para mim, é uma honra poder ter essa conversa com a senadora Provoste, porque ela vai continuar a ser senadora e vai ser uma das principais lideranças do Senado.

E em um cenário em que temos um Congresso muito equilibrado, esse diálogo será muito importante ”, afirmou. Para esta quinta-feira, Boric deverá percorrer a zona sul de Santiago e, a partir das 18 horas, conduzir o encerramento da sua campanha no Parque do Almagro, num evento onde estará também acompanhado por Izkia Siches, quem está na zona Norte implantado.

O encerramento contará com apresentações de Los Vásquez, Ana Tijoux, Chancho en Piedra, Gepe, MC Millaray, Illapu, Claudio Narea e Natalia Valdebenito; e com a animação das atrizes Mariana Loyola, Paly García e dos atores Daniel Muñoz e Néstor Cantillana.

Kast fecha em Las Condes

Por outro lado, Kast esteve na Região de La Araucanía, primeiro na cidade de Angol e depois em Temuco.

Em Angol, a carta do Partido Republicano apelava a Boric para fazer um novo teste anti-drogas, desta vez para cabelo, pois na sua opinião o teste de urina mostra resultados de um período de tempo mais curto.

Kast esteve na Plaza de Armas de Temuco, local onde reuniu apoiadores. Lá ele lembrou o crescimento que sua campanha teve desde que foi lançado como candidato. “Quando começamos aqui, tínhamos 8%. Ninguém ou muito poucos acreditaram que íamos para o segundo turno.

Nesta quinta-feira, Kast culminará sua campanha com uma atividade no Parque Araucano, na comuna de Las Condes, onde também organizará um discurso de massa. O evento terá início às 19h e contará com a presença de artistas como Frontiers, Los Charros y Pachuco e La Cubanacan.

Fonte: Nodal