Boris Johnson se prepara para destino eleitoral turbulento de Thatcher

Escândalos e crise econômica se acumulam e fragilizam o Partido Conservador num prenúncio semelhante ao que ocorreu com Thatcher, ao antecipar um avanço nas intenções de voto do Partido Trabalhista

Boris Johson sobre o letreiro "ganhe impulso agora"

Algumas semanas foram ruins para Boris Johnson e o governo conservador. Tudo começou com alegações de que as festas de Natal foram realizadas em Downing Street durante o bloqueio de 2020 e se transformou em conflito aberto entre o primeiro-ministro e seus defensores.

Uma série de votos sobre os novos regulamentos da COVID-19 viu cerca de 100 parlamentares conservadores se rebelarem contra a linha do governo no que foi um grande golpe para a autoridade do primeiro-ministro.

Dias depois, os conservadores perderam o eleitorado de North Shropshire em uma eleição secundária desencadeada pela renúncia de Owen Patterson MP, que foi pego em um escândalo de lobby. Os liberais democratas derrubaram uma maioria conservadora de quase 23.000 para ocupar o assento. O proeminente backbencher Roger Gale descreveu o resultado como um referendo sobre o desempenho de Johnson e advertiu : “mais um strike e ele está fora”.

Mas bastantes backbenchers conservadores chegaram à conclusão de que Johnson deve ser removido como líder do partido? Há um precedente histórico que lança luz sobre a situação atual. Isso foi quando Margaret Thatcher foi demitida da liderança de seu partido – e consequentemente perdeu seu emprego como primeira-ministra – em 1990. Ela tinha seguidores leais no partido e havia vencido três eleições consecutivas, mas nem isso a salvou quando as pesquisas mostraram que os conservadores estavam caminhando para uma séria derrota sob sua liderança.

Um fator chave para sua queda foi sua decisão de introduzir o poll tax, que substituiu o antigo sistema de finanças do governo local. O imposto significava que todos pagavam o mesmo, independentemente de sua renda, o que gerou uma reação séria e protestos generalizados. Muitas pessoas se recusaram a pagar e alguns distúrbios graves eclodiram. Isso precipitou uma rápida queda no apoio conservador nas pesquisas.

Margaret Thatcher parecendo chorosa na parte de trás de um carro.
Thatcher deixa o cargo depois de ser destituída por seu partido.

Quando você olha para as tendências nas intenções de voto nas pesquisas da terceira disputa eleitoral bem-sucedida de Thatcher em 1987 até o ponto em que ela renunciou ao cargo de primeira-ministra em novembro de 1990, você pode ver que o apoio conservador despencou desde meados de 1989. Em abril de 1990, o Trabalhismo liderou os conservadores por 23% em termos de intenção de voto.

Intenções de voto – julho de 1987 a janeiro de 1991

Um gráfico que mostra um declínio acentuado nas intenções de voto conservador antes da renúncia de Margaret Thatcher e um aumento acentuado depois disso.
A morte de Thatcher mapeada na intenção de voto entre conservadores e trabalhistas

Os parlamentares conservadores da bancada ficaram cada vez mais alarmados com suas perspectivas em uma futura eleição. Michael Heseltine foi assim encorajado a desafiar sua liderança e seu fracasso em vencer no primeiro turno de votação significou que ela teve que renunciar. Ela foi posteriormente sucedida por John Major , uma mudança que rapidamente mudou a posição do partido nas pesquisas. Ele venceu as eleições gerais de 1992.

Intenções de voto, 2019 a 2021

Um gráfico mostrando que a intenção de voto conservador caiu, voltou e agora está caindo novamente /
Intenção de voto, dezembro de 2019 a dezembro de 2021 entre conservadores e trabalhistas

Avance 30 anos e você verá a mudança na sorte de Johnson. Depois de vencer a eleição de 2019, ele viveu uma breve lua de mel, mas seu partido começou a perder apoio depois que Keir Starmer se tornou o novo líder trabalhista em abril de 2020. O novo líder trabalhista também teve uma lua de mel, embora deva ser dito que não produziram uma liderança decisiva sobre os conservadores por um longo tempo, e então apenas brevemente.

O principal problema para Johnson foi a resposta vacilante do governo à pandemia emergente. As primeiras mensagens foram confusas e acompanhadas por várias reviravoltas de política e uma reação geralmente lenta à crise. Houve também uma corrida para adquirir o equipamento de proteção para o NHS lidar com o aumento das internações hospitalares. Posteriormente, isso voltou a assombrar o governo enquanto ministros são questionados sobre contratos relacionados à pandemia, como para suprimentos de saúde, alguns dos quais parecem ter sido atribuídos a contatos pessoais.

Mas, no início de 2021, o lançamento bem-sucedido das vacinas COVID estava servindo para restaurar a confiança do público. O resultado foi um aumento no apoio aos conservadores no início de 2021. Mas a recente série de escândalos, especialmente sobre acusações de que funcionários do governo estavam dando festas de Natal quando o resto da Grã-Bretanha foi bloqueado, colocaram os trabalhistas na liderança novamente . Uma pesquisa do YouGov publicada em 10 de dezembro colocou os trabalhistas com 40% das intenções de voto, com os conservadores perdendo com 32%.

Dito isso, se a experiência de Thatcher serve de referência, no momento os conservadores não vão demitir Johnson. Levou 18 meses de séria deterioração nas pesquisas para que uma revolta pela liderança de Thatcher finalmente tivesse sucesso – e ela quase sobreviveu ao desafio da liderança. A esperança atual entre os backbenchers conservadores é que o partido possa se recuperar no próximo ano.

A perda de North Shropshire é uma reminiscência da eleição do Vale do Ribble na zona rural de Lancashire, que ocorreu em março de 1991, depois que Margaret Thatcher deixou o cargo. Os liberais democratas conquistaram esta cadeira conservadora tradicional com uma variação de 25%, mas isso não impediu que o major ganhasse as eleições gerais no ano seguinte.

Dada a volatilidade nas pesquisas, que cresceu significativamente desde a década de 1990, as coisas podem mudar rapidamente. Por outro lado, se as consequências da pandemia de Covid para a economia forem mais duradouras do que o governo espera, e a inflação voltar a assombrar a economia britânica no ano que vem, em algum momento a estada de Johnson em Downing Street poderá ser reduzida.

  1. Paul Whiteley é professor do Departamento de Governo da Universidade de Essex
  2. Harold D Clarke é professor Ashbel Smith da Escola de Ciências Econômicas e Políticas da Universidade do Texas em Dallas