PCdoB-BH repudia chantagem dos donos de ônibus

Partido rejeita as manobras dos donos das empresas de transporte e defende a retomada do controle público do sistema

Na busca de manter seus privilégios e os altos preços das passagens no transporte público em Belo Horizonte, empresários do setor vêm travando uma queda de braço com a prefeitura, usando até mesmo a chantagem de suspender as atividades de algumas linhas de ônibus. Com isso, quem está sofrendo as consequências é o povo trabalhador. Diante disso, a direção do Partido Comunista (PCdoB-BH) na capital mineira decidiu divulgar a seguinte nota:

“O povo trabalhador de BH está novamente sendo prejudicado por interrupções de funcionamento do sistema de transporte público. Desta vez, empresas privadas encarregadas de ofertar 26 linhas paralisaram a circulação de 106 veículos sob a mesma alegação de insuficiência de recursos para abastecer os veículos. O Barreiro foi a região mais afetada. E o sindicato representante dos donos das empresas (Setra-BH) ainda informou que outras empresas também vão paralisar, ou seja, o problema tende a se espelhar pela cidade. O atual episódio é mais um instrumento de pressão dos empresários para imporem à população um aumento dos preços das passagens.

BH está, na verdade, passando por uma disputa a respeito de quem tem o poder de controlar o preço e a oferta do serviço de transporte, se os empresários proprietários das empresas que receberam a concessão ou a sociedade por meio do poder público. A crise econômica que o país vive com elevado desemprego, em larga medida de responsabilidade do governo federal, resultou em uma queda forte do número de pessoas que utilizam o transporte público. Mesmo reduzindo custos, como obrigando os motoristas a executarem também a função de cobradores, as empresas passaram a exigir elevações periódica dos preços das passagens. Utilizam de todos os meios para pressionar a sociedade e o poder público a aceitarem esses aumentos.

Transporte público é um direito, como Saúde e Educação. Porém atualmente é executado como um serviço qualquer, em que a população que utiliza o transporte arca totalmente com os custos do sistema. A consequência é que BH está entre as cidades do mundo em que o transporte público mais pesa no orçamento das famílias.

O PCdoB BH reforça sua posição a favor da alteração do modelo de gestão do transporte público na cidade. A sociedade precisa recuperar o controle sobre o sistema. Isso deve começar pelo controle do sistema de bilhetagem eletrônica de modo centralizado pela prefeitura para garantir que as informações relevantes sobre os valores arrecadados pelas empresas sejam públicas, permitindo assim uma fiscalização efetiva. É também fundamental a construção de um fundo público para subsidiar o sistema.

O PCdoB considera fundamental que o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana-COMURB realize uma reunião emergencial para debater as providências necessárias sobre a suspensão das linhas, juntamente com a mobilização das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito. O PCdoB afirma que o povo de BH não deve aceitar as medidas de chantagem das empresas privadas e continuar em luta para exigir da prefeitura a retomada o controle do sistema de transporte público. Contra qualquer tipo de aumento nos preços das passagens.”

Belo Horizonte, 14 de janeiro de 2022.