Parlamentares destacam luta de Maria Prestes a favor do povo brasileiro

Parlamentares de diferentes partidos no Congresso destacaram a luta da militante comunista em prol da democracia, das causas sociais e seu amor pelo povo brasileiro

Maria Prestes durante solenidade de devolução do mandato de Luiz Carlos Prestes (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

O Brasil perdeu na última sexta-feira (4) Maria Prestes aos 92 anos. Parlamentares de diferentes partidos no Congresso destacaram a luta da militante comunista em prol da democracia, das causas sociais e seu amor pelo povo brasileiro. Por 40 anos ela viveu ao lado do líder revolucionário Luís Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança.

O deputado Renildo Calheiros (PE), líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, lembrou de uma atividade que participou ao lado dela. “Perdemos Maria Prestes. Em 2013 participei do lançamento do seu livro ‘Meu companheiro, 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes’ em Recife, quando tive a oportunidade de registrar toda minha admiração pela sua luta e bravura com as quais ela escreveu seu nome na história do Brasil”. De acordo com ele, tratava-se de uma mulher corajosa, lutadora, quem ele teve a honra de conhecer. “Uma comunista pernambucana que sempre buscou liberdade e democracia.”

A vice-líder da Oposição na Casa, Perpétua Almeida (PCdoB-AC), disse que Maria Prestes partiu ao encontro de seu amado, o líder revolucionário Luís Carlos Prestes, Cavaleiro da Esperança. “Minha solidariedade à família, em nome da querida Ana Prestes. Maria Prestes, presente hoje e sempre!”, escreveu no Twitter.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que o Brasil perdeu uma lutadora do povo. “Foi uma destacada militante do Partido Comunista. Foi uma das responsáveis pela segurança de Luís Carlos Prestes, Cavaleiro da Esperança. Depois foram companheiros de vida. Jamais deixou a luta. Maria Prestes, presente!”, destacou.

Vice-líder da Minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ressaltou as qualidades de Maria Prestes. “Maria Prestes se foi. Aos 92 anos, como seu companheiro Luís Carlos Prestes. Mulheres como ela deveriam ser eternas tamanha a generosidade e resiliência que guardam em si. Fará muita falta. Guardarei sua força, sua luta, seu amor ao povo e sua coragem em homenagem à sua história”, postou na rede social.

Nota

Assinada pelo líder, Reginaldo Lopes, a bancada do PT na Câmara divulgou nota por meio da qual também destacou a trajetória de Maria Prestes. “A bancada no PT na Câmara dos Deputados lamenta a partida de Maria Prestes, que faleceu esta noite, como mais uma vítima da Covid. Com 92 anos, completados no dia 02 de fevereiro, foi batizada como Altamira e desde adolescente aderiu ao Partido Comunista, em Pernambuco. Aguerrida militante, foi destacada pra ser segurança do líder Luiz Carlos Prestes, com quem se casou e viveu por 40 anos, a maioria deles na clandestinidade ou no exílio.”

Na nota, os deputados disseram que o Brasil aprendeu a amar Dona Maria, nome que adotou para fugir da perseguição da ditadura. “Sua combatividade e dedicação às causas sociais sempre foi admirada pelos militantes petistas. Nas últimas décadas, Maria se aproximou do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, visitando com frequência os acampamentos e assentamentos.”

“Maria se foi, mais ficou seu exemplo de luta, que nunca será esquecido pelo Partido dos Trabalhadores. Maria Prestes, presente!”, finalizou.

O senador Renan Calheiros (MDB-PE) também homenageou a militante. “Em 16 de abril de 2013, como presidente do Senado e do Congresso Nacional, anulei a cassação, em 1948, do mandato do Senador Luiz Carlos Prestes. Reparação histórica e desagravo a um grande brasileiro. Hoje presto homenagem à sua viúva, dona Maria Prestes, que faleceu aos 92 anos”, escreveu no Twitter.

Autor