Jandira Feghali cobra ações de prevenção e ajuda às vítimas em Petrópolis

“Sinceramente, neste momento há necessidade de achar as pessoas e apoiar os sobreviventes, as famílias enlutadas, desabrigadas, mas não podemos mais viver em tragédias anunciadas”, disse a deputada

(Foto: Reprodução)

A deputada federal e vice-presidenta nacional do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), esteve em Petrópolis nesta quinta-feira (17) para levar solidariedade à população e informar sobre a atuação da bancada federal para a superação da tragédia que atingiu a cidade após temporal ocorrido no início da semana. Ela defendeu a necessidade de prevenção e de políticas de enfrentamento às questões climáticas e de planejamento urbano.

“Estivemos hoje em Petrópolis. Eu, Talíria Petrone (deputada federal do PSol) e Tarcísio Mota (vereador do PSol do Rio). Tudo muito difícil, necessidade de muitos abraços, palavras de solidariedade e medidas efetivas de socorro e apoio imediatos. Mas o trabalho por lá será de médio e longo prazos na reconstrução da cidade e do equilíbrio emocional e psicológico daquele coletivo”, declarou Jandira pelas redes sociais.

Jandira colocou ainda que participou de reunião com o prefeito Rubens Bomtempo, o governador Cláudio Castro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de integrantes da equipe da prefeitura e voluntários. “A solidariedade de todo o Brasil está chegando lá. Pedem produtos para crianças, pois há muitos órfãos”, salientou.

A deputada destacou ainda que na ocasião “informamos as decisões da bancada federal, os recursos que conseguiremos liberar e vamos acompanhar e monitorar as medidas dos governos, através da comissão externa requerida à presidência da Câmara. Não podemos deixar esta tragédia cair no esquecimento”.

Jandira também enfatizou a necessidade de haver medidas que impeçam que novas tragédias como essa voltem a acontecer. “Sinceramente, neste momento há necessidade de achar as pessoas e apoiar os sobreviventes, as famílias enlutadas, desabrigadas, mas não podemos mais viver em tragédias anunciadas. É preciso atuar para prevenir. Questão climática e de planejamento urbano são estratégicas. Já sabemos disso há muito e não é falta de alertar, debater, fazer leis. É preciso efetivar essas politicas para salvar vidas, sempre!”.

Até este momento, o número de mortos já chega a 120, conforme informações do Corpo de Bombeiros, dos quais 57 foram identificados. Vinte e quatro pessoas foram resgatadas com vida e há ainda 116 registros de desaparecidos. Mais de 800 pessoas ficaram desabrigadas.

Fonte: PCdoB