PCdoB defende a paz no Leste Europeu

A Secretaria de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), divulgou nesta quinta-feira (24), uma nota sobre escalada da crise no Leste Europeu. Abaixo, a íntegra.

Nos últimos 30 anos, desde o fim da União Soviética, EUA e OTAN têm realizado uma política expansionista rumo ao Leste Europeu. O objetivo é instigar conflitos e contradições entre os países vizinhos, especialmente ex-repúblicas soviéticas, para cercar militarmente a Rússia. Isso ocorre de forma mais aguda no momento em que os EUA vivem um declínio relativo de sua hegemonia e se sentem ameaçados pela aliança entre Rússia e China.

Os fatos que hoje, 24 de fevereiro, presenciamos na Ucrânia são fruto dessa escalada agressiva, agravando as tensões entre dois países, Rússia e Ucrânia, que historicamente partilham não só fronteiras, mas povos e culturas. O PCdoB defende que as partes envolvidas encontrem na diplomacia e no diálogo, e em consonância com o direito internacional e o princípio da não-intervenção, uma saída pacífica para a atual crise. Isto requer que as legítimas preocupações da Rússia com sua segurança sejam consideradas, e que seja revertido o cerco da OTAN às suas fronteiras.

Secretaria de Relações Internacionais

Partido Comunista do Brasil

24 de fevereiro de 2022