Começam as negociações entre Ucrânia e Rússia

É a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da guerra na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro

As comitivas da Rússia e da Ucrânia se encontraram nesta segunda-feira (28) para uma primeira negociação entre as duas partes, disse Mykhailo Podolyak, assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. A reunião aconteceu na cidade de Gomel, na Belarus, perto da fronteira com a Ucrânia. É a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da guerra na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro.

Sentaram-se justo à mesa de negociações representantes do governo Zelensky e Vladimir Putin. Para os ucranianos, os principais objetivos da negociação são um cessar-fogo imediato e uma saída das tropas russas do país. Já o governo russo disse esperar que as conversas comecem imediatamente, mas não quis abrir quais são os objetivos.

Moscou e Kiev concordaram no domingo em se sentar para negociar –e o governo da Ucrânia chegou a dizer que a ofensiva russa contra suas principais cidades diminuiu o ritmo. A depender das condições do Kremlin, Zelenski pode acabar assinando sua rendição.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, não disse o que a delegação de seu país vai exigir. Nesta segunda, afirmou que Moscou está interessado em chegar a um acordo e lamentou que a negociação não tenha começado ainda no domingo. Já o chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, afirmou que a Rússia aceitou o encontro sem precondições.

Na manhã desta segunda (madrugada em Brasília), o Ministério das Relações Exteriores da Belarus publicou nas redes sociais a foto de uma grande mesa com bandeiras russas e ucranianas em sinal de que estava pronto para receber as delegações dos dois países em conflito. A comitiva ucraniana chegou a Gomel poucas horas depois.

O governo ucraniano afirmou, mais cedo, que Kiev apresentava um cenário mais tranquilo, diferente do visto nos últimos dias, quando a ofensiva russa cercou a cidade. Ainda assim, o Reino Unido diz que forças de Moscou permanecem 30 km ao norte e são contidas pelos ucranianos que defendem Hostomel.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter tomado as cidades de Berdianski e Enerhodar, além da planta nuclear de Zaporijchia, segundo a agência de notícias Interfax. As autoridades locais ucranianas relataram ainda combates em Mariupol, mas Kiev nega ter perdido o controle da usina nuclear.

Com informações do G1, da Folha e de agências internacionais