“China quer sinceramente paz na Ucrânia”, diz chanceler chinês

Segundo informou a agência de notícias Xinhua, Wang Yi manteve diálogo, por telefone, com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Chanceler chinês Wang Yi Foto: Reprodução da Internet/Xinhua

A China espera que a Rússia e a Ucrânia adiram às negociações de paz até que se atinja um acordo de cessar-fogo, e a única coisa que a China quer é paz na Ucrânia, disse na segunda-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, durante uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Kuleba informou a Wang sobre a situação entre a Rússia e a Ucrânia. “A China é um grande país que defende os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica e desempenha um papel-chave e ativo na proteção da paz”, afirmou. “A Ucrânia deseja manter a comunicação com a China e espera que a China continue desempenhando um papel importante na realização de um cessar-fogo em seu país”, acrescentou.

Wang expressou sua apreciação pelos esforços do governo ucraniano e de todos os setores da sociedade para ajudar a evacuação segura dos cidadãos chineses da Ucrânia e enfatizou que os líderes chineses e o governo chinês valorizam extremamente a segurança de todos os cidadãos chineses no exterior.

De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, Wang espera que a Ucrânia continue tomando medidas ativas e efetivas para garantir a segurança dos cidadãos chineses que permanecem no país. Em resposta, Kuleba prometeu os máximos esforços de seu país a respeito.

Ao assinalar que a postura da China na questão da Ucrânia é promover o diálogo e as negociações de paz, Wang disse que o presidente chinês, Xi Jinping, tem exposto integralmente a posição da China em múltiplas ocasiões, o que serve como uma guia importante para abordar os desafios atuais.

“É a tradição histórica e cultural da China, assim como sua política externa consistente, salvaguardar a paz e se opor à guerra”, disse Wang. Sobre a questão da Ucrânia, a China não procura interesses geopolíticos, nem observará os acontecimentos de uma distância segura enquanto cruza os braços, nem colocará mais lenha na fogueira, disse Wang, enfatizando que a única coisa que a China quer é paz na Ucrânia.

A China dá boas-vindas às negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, disse Wang, acrescentando que, independentemente das dificuldades nas negociações e das diferenças que tenham, a direção geral das negociações de paz deve manter-se até que se obtenham um cessar-fogo e uma paz final. Wang disse que o conflito finalmente chegará a seu fim e que o importante é refletir sobre a miséria do passado e preservar a segurança sustentável na Europa.

“A China acredita que é necessário aderir ao princípio de segurança indivisível e que se deve construir uma arquitetura de segurança europeia equilibrada, eficaz e sustentável sobre a base do diálogo em pé de igualdade”, disse Wang, acrescentando que, com base em sua posição objetiva e imparcial, a China está disposta a continuar desempenhando um papel construtivo à sua própria maneira.

Wang expressou a convicção de que a Ucrânia é capaz de tomar decisões que beneficiem os interesses fundamentais do povo do país. Kuleba disse estar de acordo com as opiniões da China e expressou sua apreciação pela assistência humanitária da China. “A Ucrânia está se dedicando às negociações de paz com a Rússia para encontrar uma solução duradoura”, disse Kuleba, indicando que o país está disposto a tornar-se a porta da Europa.

Segundo informou a Xinhua, Wang espera que esta porta conduza à paz na Europa, ao desenvolvimento na Ucrânia e à cooperação entre a China e a Europa.

Fonte: Portal da agência Xinhua