Bolsonaro é o presidente mais mal avaliado

A análise realizada pela consultoria Brasilis levou em conta as avalições dos governos Fernando Henrique, Lula, Dilma e Bolsonaro feitas pelo mesmo instituto de pesquisa, o Datafolha

O período eleitoral se avizinha e o atual presidente, Jair Bolsonaro, já deixou claro que pretende se candidatar à reeleição. Para Alberto Carlos Almeida, cientista político, sociólogo, professor da Universidade Federal Fluminense e executivo da consultoria Brasilis – que realizou uma comparação entre as reeleições anteriores e o cenário atual – “Bolsonaro é, de longe, o mais mal avaliado”.

A análise realizada pela consultoria Brasilis levou em conta as avalições dos governos Fernando Henrique, Lula, Dilma e Bolsonaro feitas pelo mesmo instituto de pesquisa – Datafolha – cerca de 6 meses antes dos presidentes citados concorrerem à reeleição. Ou seja, entre fevereiro e março do último ano do mandato dos presidentes, respectivamente 1998, 2006, 2014 e 2022.

O principal achado da Brasilis é que Bolsonaro chega a sua tentativa de reeleição com cerca de 20 pontos percentuais de “ruim” e “péssimo” a mais do que os presidentes anteriores, que conseguiram se reeleger. A partir disto, Almeida questiona se o atual presidente conseguirá reduzir esta avaliação negativa até outubro de 2022. O especialista acredita que a avaliação do governo é o principal termômetro para a possibilidade de uma reeleição neste ano.

“Fernando Henrique era o mais bem avaliado e venceu no primeiro turno, Lula era o segundo mais bem avaliado e venceu com 20 pontos de margem no segundo turno, e Dilma era a terceira mais bem avaliada e derrotou Aécio por uma margem muito pequena também no segundo turno”, relembra o professor.

“Isso indica que Bolsonaro tende a ser derrotado pelo principal candidato de oposição”, disse em relação ao pleito de outubro de 2022. “Ou seja, para qualquer lado que se olhe os sinais são ruins para Bolsonaro”, conclui.

Fonte: Reconta Aí