Encontro com Lula: Valéria critica política educacional de Bolsonaro

“Nós estamos aqui porque queremos de volta o que construímos com você, presidente”, afirmou a sindicalista

No encontro dos sindicalistas com o pré-candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu provável vice, Geraldo Alckmin (PSB), realizado nesta sexta-feira (14) em São Paulo, a presidenta do Sinpro Minas e da CTB Minas, Valéria Morato, fez duras críticas à atual política educacional do governo Bolsonaro. Segundo a dirigente, desde o final de 2018 a educação viveu momentos terríveis.

“ Os professores foram desrespeitados em sua liberdade de cátedra, e muitos abandonaram a profissão. O plano nacional de educação foi rasgado, a educação pública começou a ser privatizada, e o Ministério da Educação foi aparelhado”, afirmou Valéria. “Construíram ali a escola com partido, o partido deles, do orçamento secreto, da troca de livros por ouro”.

“Nós estamos aqui porque queremos de volta o que construímos com você, presidente”, afirmou a sindicalista. Ela também lembrou que, no governo Lula, foi aprovado o piso nacional do magistério – e havia o consenso de que o desenvolvimento do País só era possível com educação de qualidade, inclusiva, e com a valorização de professores.

Valéria também pediu a volta do ministério das mulheres, extinto por Bolsonaro. “Somos nós as primeiras a serem excluídas do mercado de trabalho nos momentos de crise”. E reforçou a necessidade da retomada de políticas públicas que combatam a sobrecarga doméstica das mulheres, como a criação de creches em horários alternativos para mães que estudam e trabalham.

Fonte: Portal CTB