FGV: Inflação pelo IPC-S sobe em cinco capitais pesquisadas

Índice acumula alta de 11,45% nos últimos 12 meses.

Foto: Alex Capuano

O IPC-S da segunda quadrissemana de abril de 2022 subiu 1,84% e acumula alta de 11,45% nos últimos 12 meses. De acordo com informações da Fundação Getulio Vargas, que divulga o índice, cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação: Brasília (1,79% para 2,30%), Belo Horizonte (1,71% para 1,87%), Rio de Janeiro (1,64% para 2,03%), Porto Alegre (1,68% para 1,84%) e São Paulo (1,48% para 1,75%).

A tabela a seguir, apresenta as variações percentuais dos municípios das sete capitais componentes do índice, nesta e nas apurações anteriores.

IPC-S Capitais da Segunda Quadrissemana de Abril

Apesar de a coleta do IPC-S ser semanal, a apuração das taxas de variação leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento. O intervalo entre o fim da coleta e sua divulgação é de um dia, sendo um dos mais curtos, inclusive para padrões internacionais, o que faz com que o indicador permita detectar com agilidade mudanças de curso na trajetória dos preços nos grupos Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, Leitura e Recreação, Transportes e Despesas Diversas.

Com informações do portal do FGV Ibre