Centrais sindicais: aumento de juros não acaba com inflação e é mortal para trabalhadores

Entidades divulgaram nota conjunta nesta sexta-feira (6/5) na qual criticam a decisão do Banco Central.

Centrais sindicais atuam juntas por desenvolvimento econômico com emprego

As centrais sindicais afirmam, em nota divulgada nesta sexta-feira (6/5), que a decisão do Banco Central de elevar novamente a Selic, mesmo diante de uma inflação que não tem origem em excesso de demanda (muito pelo contrário) e um cenário de estagnação econômica, alto emprego e queda da renda, trata-se de uma clara demonstração de que tanto a equipe econômica como a presidência não têm a menor ideia de como debelar a alta ininterrupta dos preços no país.

“O processo inflacionário recente tem causas muito claras, destacando-se a política de preços da Petrobras que eleva os preços dos combustíveis e do gás de cozinha e por compor os custos de todas as cadeias produtivas, dissemina essa elevação para toda economia. A excessiva variação cambial; o aumento dos preços internacionais dos alimentos; redução da área plantada para gêneros alimentícios; o desmonte dos estoques reguladores; a desorganização da política de promoção da agricultura familiar; e o aumento de custos financeiros devido ao aumento dos juros”, diz o texto.

O documento reforça que, pode-se até argumentar que a inflação é um fenômeno nesse momento presente em vários países, mas ao contrário de outros países, o governo federal e a equipe econômica ao invés de agirem para debelar as causas do aumento de preços preferem promover o receituário de privatizações, cortes orçamentários e aumento de juros. “Além de se tratar de uma receita que foi abandonada pelos principais países do mundo, antes mesmo da pandemia, ainda aprofunda os principais problemas do país: inflação e desemprego”, descreve a nota.

No documento, as centrais consideram ainda o fato de que o aumento de juros não soluciona a atual inflação porque a origem da elevação de preços não é o excesso de atividade econômica: “Desse modo, quando o governo aumenta os juros, ele está desestimulando ainda mais os investimentos produtivos, fundamentais para a geração de empregos e renda e retomada do crescimento econômico, posto que é muito mais vantajoso ganhar dinheiro aplicando no mercado financeiro. Ou seja, ao mesmo tempo em que este aumento de juros irá impedir uma melhora substancial na economia e no emprego, há pouco efeito sobre as reais causas da atual elevação da inflação”.

As centrais salientam ainda que a alta da Selic tem efeitos sobre as demais taxas de juros de mercado, ou seja, quando o Banco Central aumenta a Selic normalmente as instituições financeiras elevam ainda mais as taxas de juros das demais modalidades de crédito (como, por exemplo, cartão de crédito, empréstimo pessoal, cheque especial, financiamento imobiliário), tendo como resultado o agravamento o endividamento e aumento da inadimplência das famílias e dos pequenos negócios, principalmente.

“Instabilidades econômicas sempre existiram. Os preços internacionais sempre oscilaram: o petróleo já atingiu mais de US$ 100 em outras oportunidades, inclusive recentemente. O que mudou foram os instrumentos disponíveis de defesa da economia nacional, cada vez mais dependente da produção externa. Mesmo diante de cenário complexo, a resposta desse governo, de aumento dos juros, somente irá promover mais recessão sem equacionar os problemas, jogando nas costas de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil as consequências da completa ausência de estratégia econômica do atual governo”, denunciam.

As centrais ponderam que este cenário deve suscitar a discussão não somente da necessidade de interrupção desse modelo econômico, mas também o que fazer com toda sua “herança” de destruição. “No caso da política monetária, a independência do Banco Central era vista como fundamental para estabilidade inflacionária: mesmo aprovada nos moldes desejados pelos seus defensores, hoje em dia temos a maior inflação já registrada desde a implantação do Plano Real em 1994. Os que acusavam governos anteriores de serem perdulários, inflacionistas e populistas, e que hoje tem total comando da economia do país, apresentam como produtos inflação recorde, alto desemprego, queda na renda do trabalho, estagnação econômica e déficit fiscal recorde. E o que oferecem é mais recessão”, criticam.

“É urgente que tenhamos um novo norte em termos de política econômica, que ofereça solução para os grandes problemas da população e não um conjunto de promessas feita para agradar apenas uma ínfima parte do país. Desenvolvimento econômico com emprego de qualidade, renda e investimento e justiça social devem nortear a lógica da política econômica, revertendo assim o cenário de estagnação e inflação, crescimento da miséria e da precarização do trabalho”, concluem.

Assinam a nota Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores; Miguel Torres, presidente da Força Sindical; Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Oswaldo Augusto de Barros, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores; Antônio Fernandes dos Santos Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros; Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores; Luiz Carlos Prates (Mancha), secretário Executivo Nacional da CSP-Conlutas; Edson Carneiro da Silva (Índio), Secretário-Geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora; e José Gozze, presidente da Pública Central do Servidor.

Com informações do Portal da CUT