Sindicalistas e estudantes reforçam pré-campanha de Lula e Alckmin

Lideranças participaram do lançamento do Movimento Vamos Juntos pelo Brasil, que reúne sete partidos políticos e sete centrais sindicais em apoio à chapa Lula-Alckmin

Lideranças dos movimentos sindical e estudantil participaram do lançamento da pré-campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a presidência, com Geraldo Alckmin (PSB) de vice. Um ato na manhã deste sábado (7), em São Paulo, efetivou o Movimento Vamos Juntos pelo Brasil, que reúne sete partidos políticos e sete centrais sindicais em apoio à chapa Lula-Alckmin.

Em respeito à sua composição suprapartidária, UNE (União Nacional dos Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) não devem declarar apoio formal a nenhuma candidatura no primeiro turno. Mas essas entidades lideraram um dos primeiros legados democráticos das eleições 2022: o recorde de alistamento de jovens na Justiça Eleitoral. Mais de 2 milhões de brasileiros de 16 a 18 anos tiraram o título de eleitor neste ano e poderão votar pela primeira vez.

Segundo Jade Beatriz, candidata a presidente da Ubes, a entidade promoveu, nos anos 1980, a campanha “Se Liga, 16” e, agora, ajudou a juventude novamente a juventude a antecipar a tiragem do título de eleitor. “São estudantes que querem essa virada de chave, uma agenda em que Educação, Ciência e Tecnologia estejam no centro”, afirma Jade. “A vitória na eleição precisa ser de todo o povo brasileiro, para nos recuperarmos dos últimos quatro anos. Nós, estudantes, estamos entre os mais prejudicados deste período e precisamos superar isso.”

Bruna Brelaz, presidenta da UNE, concorda: “Vamos nos unir para derrotar o obscurantismo e todas as mazelas que o povo tem vivido. A esperança vem sendo testada, e a chapa que foi formada pode se ampliar ainda mais, para avançar em educação, no emprego e no acesso a políticas públicas para a juventude”.

O movimento sindical – que realizou em 7 de abril a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat 2022) – também espera compromissos da chapa Lula-Alckmin com os trabalhadores. Para Adilson Araújo, presidente da CTB, o lançamento do Movimento Vamos Juntos pelo Brasil é um “passo importante” nessa direção.

“A pré-candidatura Lula-Alckmin celebra um momento importante da luta política nacional, para que a gente possa, de fato, dar centralidade e atenção aos problemas que afligem o País”, diz Adilson. Entre esses problemas, ele destacou o desemprego, a inflação e a fome. “É hora de ganhar as ruas e ampliar a pré-campanha. Nesta encruzilhada, o programa de Lula servirá para municiar o exército militante, em defesa do emprego, dos direitos, da democracia, da soberania e do povo brasileiro.”

Já o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Nobre, disse ao Vermelho que o ato deste sábado representa “a esperança de recuperar direitos da classe trabalhadora e recuperar a dignidade para o povo brasileiro”. Para o sindicalista, a tarefa das centrais é uma só em 2022: “ganhar as eleições, que serão as eleições da vida”.

Colaborou André Cintra

Autor