Moro vira réu e Lula pede julgamento justo ao ex-juiz parcial

“Só espero que nessa acusação contra Moro ele tenha o direito de defesa e à presunção de inocência que eu não tive com ele”, disse o ex-presidente

(Foto: Ricardo Stuckert)

Em entrevista nesta terça-feira (24) para a Rádio Mais Brasil News, transmitida para região do Distrito Federal, pela frequência 101.7 FM, e para região de Manaus (AM) pela frequência 95,1 FM, o ex-presidente disse esperar um julgamento justo ao ex-juiz Sergio Moro que virou réu numa ação apresentada por deputados petistas na 2ª Vara Federal Cível de Brasília.

Os parlamentares querem que Moro seja condenado a ressarcir os cofres públicos por ter causado prejuízo à Petrobras e à economia brasileira com sua atuação à frente da Lava Jato.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a operação acabou com 4,4 milhões de empregos e causou um impacto na economia de R$ 172,2 bilhões que deixaram de ser investidos no país.

“Só espero que nessa acusação contra Moro ele tenha o direito de defesa e à presunção de inocência que eu não tive com ele”, disse Lula. “Espero que ele possa se defender, que a imprensa possa ser honesta”, completou. Numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) o ex-juiz foi considerado parcial no julgamento dos processos contra o ex-presidente.

Leia também: Reunião com Lula expressou unidade da frente partidária na campanha

Bancada

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), elogiou os colegas da bancada responsáveis pela ação: Rui Falcão (SP), Erika Kokay (DF), José Guimarães (CE), Natália Bonavides (RN) e Paulo Pimenta (RS).

“MAIS UMA VITÓRIA: Hoje Moro se tornou réu em ação popular, onde sou um dos signatários, que pede o ressarcimento aos cofres públicos pelos danos causados à economia brasileira pela Lava Jato. A história vai colocando todos em seus devidos lugares”, afirmou o deputado Paulo Pimenta.

Erika Kokay cobrou punição ao ex-juiz: “Moro vira réu em ação que nós do PT movemos por danos causados à Petrobras. Atuação de Moro gerou prejuízos a empresa, desmontou o setor de óleo e gás e trouxe impactos severos para a economia brasileira. Não pode ficar impune pelos abusos que cometeu e danos que causou!”

“MORO VIROU RÉU! O ex-juiz (ladrão) vai responder pelos prejuízos causados ao país e à Petrobras com as ilegalidades da Lava Jato”, escreveu no Twitter Natália Bonavides.

Foto: Lula Marques/Fotos Públicas
Autor