Em entrevista, vice-governador destaca ações da gestão no RN

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, fez um balanço da gestão e citou diversas conquistas do mandato.

Ao participar de entrevista ao vivo pelas redes sociais do Portal Vermelho nesta quarta-feira (1°/6), o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, destacou as principais ações do governo estadual e tratou da disputa eleitoral deste ano.

Advogado e Procurador de Estado, Antenor destacou o respeito ao funcionalismo público, com pagamento das dívidas que o Estado tinha com os servidores e o pagamento em dia dos salários, desde 2019. Na gestão passada, contou Antenor, “estavam há quatro meses sem receber, era uma desordem administrativa muito grande, com dívidas”, descreveu.

A conclusão de todas as obras iniciadas na gestão anterior foi outro feito do governo que finaliza o mandato ao final desse ano. Antenor destacou ainda os investimentos em energia renováveis e a retomada da mineração, além das ações na área cultural, na saúde, assistência e segurança pública.

Na saúde, contou sobre as dificuldades que o Estado passou com a pandemia, mas citou avanços como a inauguração do Hospital da Mulher em Mossoró que dará assistência básica e até de alta complexidade da saúde feminina, cobrindo mais de 60 municípios.

Na área cultural, segundo o vice-governador, o Rio Grande do Norte passou a ter uma agenda de eventos. “Vamos inaugurar um complexo cultural, um museu e vamos contar sobre o sonho do ser humano de voar”, celebrou. Sobre o museu, disse que será “fantástico, interativo, incluído no ciclo cultural do Estado.  Algo de encher os olhos”, afirma.

Antenor Roberto foi coordenador de Política e do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado. “Nosso sistema de segurança única já é lei complementar. Entregarei à governadora Fátima Bezerra mais uma tarefa cumprida”, disse. O Rio Grande do Norte será um dos primeiros estados, depois da revisão do plano nacional, a ter uma política de segurança a partir das diretrizes do plano nacional.

O vice-governador destacou ainda a criação de uma secretaria de administração penitenciária e uma política de trabalho no sistema e acesso à educação. “Grande parte da limpeza das obras dos nossos hospitais na época mais drástica da pandemia foi realizada por presos e presas”, contou.

Natural de Currais Novos, região do semiárido no Rio Grande do Norte, Antenor Roberto contou que é filho de bancário e dona de casa, sempre estudou em escola pública e que, cursando Geologia e depois Direito na UFRN, teve seu primeiro contato com o movimento estudantil. Servidor público há mais de 40 anos, é filiado ao Partido Comunista do Brasil, legenda que presidiu por três vezes no estado. Atualmente, faz parte da direção nacional do Partido.

Sobre a política nacional, Antenor ressalta a correta formulação política do PCdoB que aponta para o Brasil vivendo uma encruzilhada histórica das mais graves e que defende a unidade e a construção da frente ampla, tendo a democracia como programa aglutinador.

Entretanto, sobre a eleição para o governo do Estado, o vice-governador lamentou que o PCdoB esteja fora da chapa majoritária.

Em acordos com o PT nacional, no último fim de semana foi referendada a chapa que disputará a reeleição com a governadora Fátima Bezerra (PT), tendo o candidato a vice o deputado federal Walter Alves (MDB) e, para o Senado, Carlos Eduardo Alves (PDT) tendo como primeiro suplente o atual senador, Jean Paul Prates (PT). 

Sobre o projeto eleitoral do PCdoB no estado, o foco será a eleição de Júlia Arruda, candidata a deputada estadual do PCdoB.

Confira a íntegra da entrevista:

Autor