Datafolha: Sem França na disputa, Haddad lidera em SP com 34%

Instituto de pesquisa testou cenário sem Márcio França (PSB), o que deixa os rivais do PSDB e Republicanos com 13% cada; indecisos são 9%

O Instituto Datafolha divulgou pesquisa de intenção de voto testando um cenário sem o ex-governador Márcio França (PSB) na disputa pelo Governo de São Paulo, o que eleva a pontuação do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) de 28% para 34% (França aparecia com 16%). Com isso, ele lidera contra a soma dos dois pré-candidatos de direita mais bem posicionados: o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos com 13% (com França no páreo, Garcia teria apenas 10%). Brancos e nulos somam 20% e os indecisos, 9%.

Como França já disse a aliados que pode não disputar, e tal posição é considerada certa tanto por esses apoiadores como por adversários, o instituto testou o cenário sem ele, o que demonstrou a migração de votos para Haddad. O motivo da desistência seria um arranjo feito com Lula, que está aliado ao PSB na disputa federal com o ex-governador Geraldo Alckmin como pré-candidato a vice-presidente. O cenário também foi favorável a Haddad com a desistência, nesta quinta (30), do apresentador José Luiz Datena (PSC) ao Senado, abrindo espaço para França na mesma vaga.

Abaixo desses três, estão Gabriel Colombo (PCB, 3%), Felício Ramuth (PSD, 2%), Altino Junior (PSTU, 2%), Vinicius Poit (Novo, 1%), Elvis Cezar (PDT, 1%) e Abraham Weintraub (PMB, 1%), todos embolados na margem de erro de dois pontos.

Leia também: Rede anuncia apoio a pré-candidatura de Haddad ao governo de São Paulo

​Quando questionados sobre preferência no cenário em que França está presente, os seus eleitores citam a seguinte distribuição de suas preferências: 30% por Haddad, 25% por Rodrigo e 20%, por Tarcísio.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é informado dos nomes à mão, há estabilidade em relação a abril. Citam Haddad 6%, mesmo número que Tarcísio aufere. Rodrigo e França empatam em 2% e os indecisos chegam a 72%.

Enquanto Haddad ainda não tem grande visibilidade com o aliado Lula, Garcia esconde Dória e Tarcísio faz de tudo para a rejeição de Bolsonaro não ser associada a ele. Ambos disputam a mesma faixa do eleitorado.

Leia também: Haddad lidera em SP com 29% contra 19% de França

Haddad tem vantagem mais ampla entre os jovens de 16 a 24 anos, 40%. Eles compõem 14% do eleitorado paulista. Vai melhor na capital que governou de 2013 a 2016 (43%, num grupo equivalente a 28% da amostra) e entre funcionários públicos (45%, apenas 5% dos eleitores). Ele vai bem também entre empresários (28%).

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores de terça (28) a quinta-feira (30). Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-02523/2022.

Leia também: Fernando Haddad confirma que aceitou ser candidato em 2022

Autor