Na abertura do 21º congresso nacional da UJS, juventude proclama: vamos derrotar Bolsonaro e eleger Lula

No sábado, o congresso contará com ato político com o ex-presidente Lula.

Nesta sexta-feira (15), em São Paulo, aconteceu a abertura do 21º congresso nacional da UJS (União da Juventude Socialista), com representantes de juventudes organizadas, movimentos sociais, o senador Randolfe Rodrigues (que já foi militante da UJS).

Com o mote “Mel Gomes – Pelo Direito de Sonhar”, o congresso acontece de forma presencial e online até o próximo domingo. Além de debater as pautas que nortearão a entidade nos próximos anos, a UJS irá eleger a sua nova direção nacional. O ato foi marcado pela organização em torno da militância para derrotar Bolsonaro e eleger Lula nas próximas eleições.

No sábado (16), será realizado um ato político com o ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência e líder nas pesquisas de intenção de voto, e com Fernando Haddad, pré-candidato ao governo de São Paulo, entre outras lideranças.  

Ato de Abertura

A abertura do congresso foi conduzida pelo presidente nacional da UJS, Tiago Morbach, que falou sobre a homenagem feita à militante Mel Gomes, vítima da pandemia de Covid-19. 

Na sua fala, o senador Randolfe ressaltou que estamos diante da mais importante batalha dos nossos tempos ao enfrentar o bolsonarismo, referindo-se ao histórico de atuação da UJS e das outras juventudes presentes.

“Os rios subterrâneos do fascismo vieram à tona. Estamos nos setenta dias mais importantes da nossa vida e da nossa história para derrotar o bolsonarismo nas urnas e nas ruas”, disse o senador.

Foto: @isepitacio/UJS

“No próximo 2 de outubro é democracia contra a ditadura, futuro contra a barbárie. Nenhuma vitória será tão importante quanto esta. Vamos  dizer aos senhores do fascismo que os pretos não voltarão para a senzala, que os LGBTQIA+ não voltarão para o armário, que as mulheres não vão para a cozinha, como eles querem. Aqui não é terra de racista, machista, discriminação e apartheid social. O que queremos é liberdade e inclusão para  todos”, completou Randolfe.

Também estiveram presentes o presidente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo, o representante do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Adriano Lateri, o advogado Ewerton Carvalho, pré-candidato à deputado estadual pelo PCdoB em SP, os representantes das juventudes do PT, PSB, PV, Pátria Livre, dos coletivos Afronte, Juntos, Rua, Levante Popular da Juventude, Para Todos, Disparada, Unegro, além da militância da UJS de todos os estados do país.