Nova pesquisa mostra Lula com 44% e Bolsonaro com 33%

Embora os dois pré-candidatos tenham oscilado dentro da margem de erro, a vantagem do petista aumentou em relação ao levantamento anterior

Elineudo Meira / @fotografia.75

Com 44% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (21). Lula está 11 pontos percentuais à frente do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que soma 33%.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, seguido de Simone Tebet (MDB, 4%) e André Janones (Avante, 2%). O levantamento ouviu 1.500 eleitores, por telefone, de 15 a 20 de julho. A margem de erro é de três pontos.

Embora Lula e Bolsonaro tenham oscilado dentro da margem de erro, a vantagem do petista aumentou em relação ao levantamento anterior. Em junho, a diferença entre eles era de nove pontos – Lula tinha 45% e Bolsonaro, 36%.

Agora, num segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 47% a 37%. Um dado sobressai: o modesto crescimento das duas pré-candidaturas de um turno para outro, indício de que a polarização já no primeiro turno está cada vez mais cristalizada.

Para Maurício Moura, dono do Instituto Ideia, a pesquisa aponta para “um número estável das intenções de voto”. Bolsonaro não colheu frutos de suas ações eleitoreiras, como a PEC do Desespero, que turbinou o Auxílio Brasil e o vale-gás.

“Ainda não há nenhum reflexo de impacto resultante das medidas do governo de pagamento de auxílio ou de redução de preço dos combustíveis. Ou seja, é algo que precisamos monitorar na opinião pública nos próximos meses”, analisa Moura.

Segundo ele, Bolsonaro tem razões para se preocupar. “É maior a parcela da população que avalia o governo de forma negativa. Na pergunta sobre se ele merece ser reeleito, esse número está acima dos 50%, o que significa uma grande dificuldade de reeleição”, diz. “Outro dado que tem relação é a maior parte dos brasileiros respondendo que acha que o país está no rumo errado.”

Autor