Lula abre 20 pontos de Bolsonaro entre beneficiários do Auxílio Brasil

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 51% a 38% no conjunto dos eleitores

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu nove pontos percentuais em 15 dias e agora tem 52% das intenções de voto entre beneficiários do Auxílio Brasil – o programa eleitoreiro da gestão Jair Bolsonaro. É o que aponta a nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada pelo Poder360 nesta quarta-feira (20), a 74 dias da eleição presidencial.

Substituto esvaziado do Bolsa Família, o Auxílio Brasil é a maior aposta do governo para buscar a reeleição. Apesar de ter turbinado o valor do benefício, com a chamada “PEC do Desespero”, Bolsonaro não faturou nesse segmento do eleitorado.

O presidente caiu cinco pontos entre quem ganha o Auxílio Brasil e foi a 32%. A vantagem de Lula, hoje, é de 20 pontos percentuais.

Ainda entre os beneficiários do Auxílio, André Janones (Avante) tem 6%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 5% e Simone Tebet (MDB) marca 3%. Há 1% de brancos e nulos, além de 1% de indecisos.

“Esse é um grupo demográfico pequeno –só 16% dos entrevistados dizem ter recebido o benefício no último mês. Por isso, a margem de erro nesse extrato é de 4,7 pontos, para mais ou para menos”, explica o Poder360, que divulga as pesquisas do PoderData.

No conjunto do eleitorado, os dois candidatos à frente da pesquisa oscilaram dentro da margem de erro. Lula foi de 44% para 43%, enquanto Bolsonaro passou de 36% para 37%. “Ainda que sejam oscilações na margem de erro”, explica o Poder360, “a trajetória de Lula e de Bolsonaro permite ver uma gradual aproximação entre o petista e o atual presidente nas últimas semanas”.

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 51% a 38%. Em 15 dias, a vantagem passou de 12 pontos para 13, dentro da margem de erro. Bolsonaro não evoluiu nesse período.

A pesquisa PoderData ouviu 3 mil eleitores de todos os estados, por telefone, entre os dias 17 e 19 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para o conjunto da pesquisa.

Autor