Fator Bolsonaro: cai a confiança em militares e ministros do governo

Brasileiros confiam, acima de tudo, em professores, cientistas e médicos, três categorias que lutaram contra o negacionismo bolsonarista

A confiança dos brasileiros nos militares desabou sob o governo Jair Bolsonaro. Conforme o ranking de “Confiabilidade Global”, divulgado nesta terça-feira (9) pela Ipsos, apenas 30% da população confia nas Forças Armadas – uma das piores taxas de credibilidade da instituição em todo o mundo.

Num conjunto de 28 países, os militares detêm, em média, a confiança de 42% das pessoas. Entre os norte-americanos, as Forças Armadas são a terceira instituição mais confiável. Entre os brasileiros, ocupam apenas o sétimo lugar.

A desconfiança na classe política é geral, mas o “fator Bolsonaro” levou a uma deterioração ainda maior da credibilidade desses grupos. Apenas 13% dos brasileiros confiam nos ministros do governo Bolsonaro – no mundo, os ministros têm 16% de confiança. Já os políticos são confiáveis para tão-somente 9% dos brasileiros, abaixo da média mundial, que já é baixíssima (12%).

Em contrapartida, o Brasil confia, acima de tudo, em três categorias que se destacaram durante a pandemia de Covid-19 – e que lutaram contra o negacionismo bolsonarista. Hoje, professores (64%), cientistas (61%) e médicos (59%) têm as maiores taxas de confiança entre os brasileiros – o dobro do índice dos militares.

No mundo, essas três instituições também são as mais confiáveis aos olhos da população. “À medida que saímos do período de pandemia, o estado de confiança nas profissões parece praticamente inalterado”, destaca, Mike Clemence, pesquisador da Ipsos. “O quadro é semelhante com as profissões em que o mundo menos confia: como nos anos anteriores, são políticos e publicitários.”

A Ipsos ouviu, virtualmente, 21.515 participantes, de 16 a 84 anos, entre os dias 27 de maio e 10 de junho. Houve sondagens em 28 países, como África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Reino Unido.

No Brasil, o levantamento teve como foco a população que reside em regiões urbanas, com mais instrução e renda. Segundo a Ipsos, “os resultados da pesquisa devem ser vistos como refletindo as visões do segmento mais ‘conectado’ de sua população” – e não do conjunto dos brasileiros.

RANKING DE CONFIABILIDADE
Confira as taxas de confiança das principais instituições no Brasil:

– Professores: 64%

– Cientistas: 61%

– Médicos: 59%

– Pesquisadores: 37%

– Homens/Mulheres comuns: 36%

– Jornalistas: 34%

– Membros do clero/sacerdotes: 30%

– Membros das Forças Armadas: 30%

– Polícia: 29%

– Apresentadores de notícias da TV: 28%

– Juízes: 28%

– Funcionários públicos: 24%

– Advogados: 20%

– Líderes de negócios: 20%

– Executivos de publicidade: 18%

– Banqueiros: 14%

– Ministros de governo -13%

– Políticos em geral: 9%

Autor