Chico Buarque processa bolsonarista por uso da música ‘Apesar de Você’ em campanha

O cantor abriu um processo contra Silvio Mendes, candidato do União Brasil ao governo do Piauí, após ele fazer usou da obra em sua campanha eleitoral

Chico Buarque - "Apesar de você" foi lançada no fim de 1970, no auge da repressão. A Censura não percebeu a conotação política da letra e liberou sua circulação | Foto: divulgação

O cantor e compositor, Chico Buarque, foi à justiça contra o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil). O candidato ao governo do Piauí usou a música “Apesar de você” em sua campanha eleitoral. Ele também pediu indenização de R$ 100 mil por danos morais.

Sem autorização, Mendes usou a composição e a voz do artista como trilha sonora em vídeo gravado na convenção partidária, realizada no dia 30 de julho. Segundo a petição, a reprodução teve 70 mil visualizações no Instagram. O ex-prefeito é apoiado pelo ministro Ciro Nogueira, que é piauiense, e outros integrantes do governo federal. A ação de Chico foi ajuizada pelo advogado João Tancredo.

Na ação, a assessoria jurídica de Chico Buarque afirma que existem várias violações de direitos ao autor.”(…) há utilização não autorizada de obra musical; há violação aos termos de uso da plataforma; há afronta à reputação do músico ao ver-se ligado ao candidato através da reprodução parcial de sua obra; há grave dano moral (…)”, diz a petição. Além disso, “(…) é nesse caminhar que se apresenta um segundo eixo da presente peça exordial: a perigosa ligação estabelecida entre o candidato e o músico, o que confunde o eleitorado e achaca a honra do nobre artista.”, destaca.

Em nota, o advogado de Chico Buarque confirmou que recorreu da decisão. “O pedido mostra que alguns eleitores já estão reproduzindo o vídeo em suas redes; que o vídeo está em destaque no Instagram do candidato; e que o debate marcado para o dia 16 de agosto dará grande exposição a todos, incluindo o acusado. Tudo isso pode tornar impossível a efetividade de uma eventual sentença de procedência do pedido em tutela de urgência, porque o vídeo já estará espalhado pela rede”, disse o advogado.

Segundo o jornal O Globo, chega a ser curioso que um bolsonarista tente fazer uso eleitoral de “Apesar de você”. A música foi lançada no fim de 1970, no auge da repressão. A Censura não percebeu a conotação política da letra e liberou sua circulação. Porém, em maio de 1971, a ditadura se deu conta da falha, recolheu os compactos e proibiu a execução do samba nas rádios. Tarde demais: “Apesar de você” já havia se tornado um hino da oposição ao regime.

__
Com informações de agências

Autor