Regina Duarte diz ter vergonha de Fernanda Montenegro, Chico e Caetano

Aos 75 anos, atriz também declarou que “Bolsonaro é exemplo de Democracia para o mundo todo”, a despeito de todos os ataques autoritários e golpistas do presidente

A decadente atriz Regina Duarte voltou a dar vexame em sua cruzada contra a esquerda e o campo progressista no Brasil. Mais de dois anos após sua breve e desastrosa gestão à frente da Secretaria Especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro, Regina criticou os artistas que leram, em vídeo, a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!”, idealizado na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).

O documento, lido publicamente em todo o País no último dia 11 de agosto, foi o mais bem-sucedido manifesto pró-democracia na história do Brasil, com mais de 1 milhão de adesões individuais e o apoio de mais de 500 entidades da sociedade civil. Na véspera da leitura pública, os organizadores divulgaram um vídeo em que artistas leem a “Carta” na íntegra”. Para Regina Duarte, no entanto, a postura desses artistas “chega o cúmulo do cinismo e da pouca vergonha”.

“Que vergonha que eu tenho dessa ‘leva’”, arriscou-se a escrever justamente a atriz que mais se tornou persona non grata nos meios artísticos nestes anos de governo Bolsonaro. Detalhe: a “leva” a que se refere Regina Duarte, num tom eivado de preconceito, inclui nomes como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte e Anitta.

Aos 75 anos, a atriz, que já foi chamada de “Namoradinha do Brasil”, declarou, ainda, que “Bolsonaro é exemplo de Democracia para o mundo todo”, a despeito de todos os ataques autoritários e golpistas do presidente. “Como em 2002, eu tenho medo”, agregou a atriz, tentando evocar, mais uma vez, falsos fantasmas para o eleitor brasileiro.

Se em 2022 a resposta à altura a Regina partiu da atriz Paloma Duarte, agora o contra-ataque partiu da veterana Elisa Lucinda. Ao comentar o post em que Regina diz ter vergonha “dessa leva”, Elisa, sempre crítica ao governo de destruição de Bolsonaro, reagiu: “E eu de você”. Enfim, poucas mas suficientes palavras para descrever o que cada vez mais pessoas sentem de Regina Duarte.

Autor