Diferença de Jerônimo para ACM Neto na Bahia diminui, aponta pesquisa

Pesquisa Real Time Big Data indica diminuição de 13 pontos na vantagem que ACM mantinha para Jerônimo, candidato apoiado por Lula e pelo governador Rui Costa.

Foto: Ricardo Stuckert

Nova pesquisa Real Time Big Data para o governo da Bahia divulgada na segunda-feira (5) indica que a vantagem de ACM Neto (União Brasil) caiu em relação a Jerônimo Rodrigues (PT), que subiu seis pontos em relação a última pesquisa do instituto.

A vantagem de ACM que era de 38 pontos agora caiu para 25, comparando os números atuais com os da pesquisa de julho, que indicava o candidato do União Brasil com 56% e o do PT com 18%.

Com o avanço da campanha e a vinculação de Jerônimo com o ex-presidente Lula (PT) e com atual governador Rui Costa (PT), o candidato que é ex-secretário estadual de educação cresceu 6 pontos, enquanto o ex-prefeito de Salvador caiu 7 pontos. Embora ainda tenha larga vantagem e superioridade nos votos válidos, a chance de vitória de ACM se reduz caso a tendência dos números permaneça.

Leia também: Eleição na Bahia: Jerônimo tem apoio de Lula para enfrentar ACM Neto

Além de Jerônimo e ACM Neto, concorrem ao governo da Bahia João Roma (PL), Marcello Millet (PCO), Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB).

Ainda que João Roma seja o candidato de Bolsonaro por serem do mesmo partido, a imagem de ACM Neto é vinculada a Bolsonaro, pois o apoiou no segundo turno das eleições de 2018. Embora tenha anunciado na ocasião que o seu então partido Democratas (hoje União Brasil com a fusão ao PSL, que elegeu Bolsonaro na época) se manteria neutro, ACM Neto declarou seu apoio individual a Bolsonaro.

Números

Confira os números da pesquisa estimulada conforme o Real Time Big Data:

  • ACM Neto (União Brasil) 49%;
  • Jerônimo (PT) 24%;
  • João Roma (PL) 9%;
  • Giovani Damico (PCB) 0%;
  • Kleber Rosa (PSOL) 0%;
  • Marcello Millet (PCO) 0%;
  • Nulo/Branco 8%;
  • Não souberam/Não responderam 10%.

A pesquisa Real Time Big Data foi contratada pela Record TV e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ouviu 1.200 eleitores entre 2 e 3 de setembro e tem registro no TSE com o nº BA-04374/2022.