Eleitores da Bahia se revoltam com “ACM Neto pardo”

Após se declarar pardo, ex-prefeito apareceu excessivamente bronzeado em uma entrevista e mostrou desconhecer critérios do IBGE.

Imagem: Reprodução Bahia Meio Dia

O candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), tem a vantagem nas pesquisas eleitorais reduzida a cada monitoramento. Antes com a chance de vencer no primeiro turno, o ex-prefeito de Salvador está em viés de baixa e viu o candidato Jerônimo (PT) subir nas pesquisas.

Tudo isso acontece em meio a uma polêmica racial que o próprio ACM Neto se envolveu. Após se autodeclarar pardo à Justiça Eleitoral, o candidato esteve em uma entrevista na TV em que apareceu atipicamente bronzeado.

Ao ser questionado pelo entrevistador sobre a autodeclaração, disse: “eu me considero pardo, você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro não, não diria isto, jamais”.

Ao ser explicado que o IBGE considera negros os pretos e os pardos, ACM falou: “então erro do IBGE, não meu”.

A polêmica pela autodeclaração e o desconhecimento sobre os critérios de definição do IBGE trouxeram desgaste para a campanha.

Leia mais: Eleição na Bahia: Jerônimo tem apoio de Lula para enfrentar ACM Neto

Enquanto isso, Jerônimo, que é apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), já cresceu 15% nas pesquisas. Com Lula tendo ampla vantagem na Bahia (62% segundo o Datafolha), o candidato do PT ao governo pode crescer ainda mais com o apoio do ex-presidente em inserções de televisão nesta reta final de campanha.

Autor