Centrão já prepara rompimento com bolsonarismo, diz jornal

Segundo o jornal O Globo, as legendas parecem desacreditadas nas chances de reeleição. Presidente é criticado pela campanha errática, que o levou à estagnação na reta final.

Membros do PP e Republicanos, partidos que integram o Centrão e estão na base do governo Jair Bolsonaro (PL), começam a jogar a toalha. Segundo o jornal O Globo, as legendas parecem desacreditadas nas chances de reeleição do presidente e, por isso, já preparam o rompimento com o bolsonarismo.

“Antes mesmo do primeiro turno, alguns parlamentares do bloco já ensaiam uma aproximação com o entorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual líder das pesquisas”, afirma o jornal. “As conversas de bastidores se intensificaram nas últimas semanas, de forma discreta.”

O movimento não é majoritário nas siglas. Tanto que, por ora, “dirigentes do PL e do PP têm cobrado engajamento de candidatos dos partidos do Centrão na campanha de Bolsonaro”.

Mas o presidente é criticado pela campanha errática, que o levou à estagnação nesta reta final. O maior receio dos parlamentares do Centrão é que a disputa termine já no primeiro turno, com vitória de Lula em 2 de outubro – o que impulsionaria a eleição de uma bancada “lulista” ainda maior no Congresso.

O ex-governador do Piauí Wellington Dias é um dos petistas que têm conversado com potenciais dissidentes do bolsonarismo. “A gente tem nesta eleição um campo mais amplo para atuar”, diz ele. “Já temos algumas alianças nos estados – e podemos nos aproximar mais de MDB, PSD, PSDB, PP, União Brasil, Republicanos e PDT.”

Autor