Novas pesquisas confirmam Lula mais próximo de vencer no 1º turno

Segundo a Genial/Quaest, Lula cresceu dois pontos e chegou a 44%, contra 34% de Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert

A 11 dias das eleições 2022, duas pesquisas confirmam um cenário mais favorável à vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um único turno. Divulgados nesta quarta-feira (21), os levantamentos da Genial/Quaest e do PoderData mostram Lula na faixa dos 50% dos votos validos – patamar que o aproxima da vitória já no primeiro turno, em 2 de outubro.

Conforme a PoderData, Lula oscilou um ponto percentual para cima e chegou a 44% das intenções de voto. Seus adversários somam 50%, sendo 37% de Jair Bolsonaro (PL), 7% de Ciro Gomes (PDT), 4% de Simone Tebet (MDB) e 1% de Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil). Enquanto Bolsonaro estagnou, Ciro e Tebet perderam um ponto percentual, cada um.

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 42%. Ao longo da campanha eleitoral, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro. O PoderData ouviu por telefone 3.500 eleitores, de 301 municípios em todos os estados brasileiros, de 18 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Já a pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos, traz números ainda melhores. Lula cresceu dois pontos e chegou a 44%, contra 34% de Bolsonaro. Ciro recuou de 7% para 6%, enquanto Tebet foi de 4% para 5%.

Num segundo turno, Lula chega a 50%, e Bolsonaro, a 40%. A pesquisa Genial/Quaest entrevistou presencialmente 2 mil pessoas, de 17 a 20 de setembro, em todos os estados. A margem de erro também é de dois pontos percentuais.

Um terceiro levantamento mostra igualmente o avanço da candidatura de Lula, mas sem seguir a periodicidade semanal do PoderData e da Quaest. De acordo com a nova rodada da Atlas/Arko, divulgada na terça-feira (20), Lula tem 48,4%, e Bolsonaro, 38,6%. O ex-presidente cresceu em relação à pesquisa anterior, de 25 de agosto, quando tinha 46,7%.

A sondagem aponta ainda Ciro com 6,3% e Tebet com 4%. Os demais candidatos, embora citados, não chegaram a 1% de intenções de voto. No segundo turno, a dianteira de Lula sobre Bolsonaro é de 11,7 pontos: 53,1% a 41,4%. A pesquisa Atlas/Arko ouviu 7.514 pessoas, de 2.056 municípios, num intervalo de tempo mais largo – entre 16 e 20 de setembro.

Autor