Ipec: veja intenção de votos para os governos estaduais

Em alguns estados, a disputa está praticamente definida. Em outros, no entanto, os resultados são imprevisíveis

Um levantamento feito pelo Portal Vermelho, utilizando as recentes pesquisas do Ipec (ex-Ibope), mostra que se as eleições acontecessem hoje, 27 de setembro, o Brasil conheceria o governador de 12 estados, que venceriam a eleição ainda no primeiro turno: Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Geais, Paraná, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.

Em alguns locais, segundo o Ipec, o cenário já está praticamente definido, com candidatos somando mais de 50% das intenções de voto dos eleitores. Em outros, a disputa se mostra acirrada e imprevisível.

Acompanhe abaixo.

ACRE

O candidato Gladson Cameli (Progressistas), lidera a disputa com 54% das intenções de voto, contra 25% do candidato Jorge Viana (PT). Os números são de pesquisa divulgada pelo Ipec na última segunda-feira (19).

Gladson Cameli (PP) – 54%
Jorge Viana (PT) – 25%

ALAGOAS

Paulo Dantas (MDB) lidera a disputa com 30% das intenções de voto ao Governo. Seus principais adversários, Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (PTB), estão empatados com 20% cada um, segundo pesquisa do Ipec divulgada na última segunda-feira (19).

Veja como estão os candidatos na disputa:

Paulo Dantas (MDB) – 30%
Rodrigo Cunha (União Brasil) – 20%
Fernando Collor (PTB) – 20%
Rui Palmeira (PSD) – 11%

AMAPÁ

Clécio (Solidariedade), mantém a liderança na disputa com 50% das intenções de voto – um crescimento de 9% em comparação à pesquisa anterior, segundo o Ipec do dia 17/9, contra 36% de Jaime Nunes (PSD).

Clécio (SD) – 50%
Jaime Nunes (PSD) – 36%

AMAZONAS

Atual governador e candidato à reeleição, Wilson Lima(União Brasil) lidera a disputa com 34% das intenções de voto no primeiro turno. Na sequência, Amazonino Mendes (Cidadania) aparece com 26%, seguido de Eduardo Braga (MDB), com 17%. Os dados são da pesquisa Ipec do último dia 19.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Wilson Lima (União Brasil) – 34%
Amazonino Mendes (Cidadania) – 26%
Eduardo Braga (MDB) – 17%

BAHIA

O candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera a disputa eleitoral com 47% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipec divulgada na sexta-feira (23). Jerônimo Rodrigues (PT) aparece em seguida com 32%.

Veja como estão os candidatos na disputa:

ACM Neto (União Brasil) – 47%
Jerônimo Rodrigues (PT) – 32%
João Roma (PL) – 6%

CEARÁ

Elmano de Freitas (PT), aparece com 30% na pesquisa Ipec de intenção de voto. Divulgado na quinta-feira (22), o levantamento mostra ainda que Capitão Wagner (União Brasil) está tecnicamente empatado com Elmano, com 29%, enquanto Roberto Cláudio (PDT), aparece em terceiro lugar na disputa, com 22%.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Elmano de Freitas (PT) – 30%
Capitão Wagner (União) – 29%
Roberto Cláudio (PDT) – 22%

DISTRITO FEDERAL

Candidato à reeleição pelo MDB, Ibaneis Rocha lidera a disputa com 40% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ipec da última quarta-feira (21). Em seguida, com 13% das intenções, aparece Leandro Grass (PV-PT-PCdoB).

Veja como estão os candidatos na disputa:

Ibaneis Rocha (MDB) – 40%
Leandro Grass (PV-PT-PCdoB) – 13%
Leila do Vôlei (PDT) – 9%
Paulo Octávio (PSD) – 8%

ESPÍRITO SANTO

Renato Casagrande (PSB), lidera isoladamente com 53% das intenções de voto. Em segundo lugar, com 18%, aparece o candidato Manato (PL), segundo pesquisa Ipec da última quinta (22).

Renato Casagrande (PSB) – 53%
Manato (PL) – 18%

GOIÁS

Ronaldo Caiado (União Brasil) com 55%, lidera as pesquisas de intenção de voto, segundo pesquisa Ipec divulgada na quinta (22). Em segundo lugar, com 23%, está Gustavo Mendanha (Patriota).

Ronaldo Caiado (UB) – 55%
Gustavo Mendanha (Patriota) – 23%

MARANHÃO

Com 41%, o candidato do PSB, Carlos Brandão, mantém a liderança das intenções de voto para o Governo. Em seguida, de acordo com a pesquisa Ipec do último dia 20, aparecem Weverton Rocha (PDT), com 20%, e Lahésio Bonfim (PSC), com 16%, um crescimento de 6% em relação à pesquisa anterior.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Carlos Brandão (PSB) – 41%
Weverton Rocha (PDT) – 20%
Lahesio Bonfim (PSC) – 16%
Edivaldo Holanda Júnior (PSD) – 7%

MATO GROSSO

Mauro Mendes (União Brasil) detém 60% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipec do último dia 15. Márcia Pinheiro (PV) aparece com 15%, em segundo lugar.

Mauro Mendes (União Brasil) – 60%
Márcia Pinheiro (PV) – 15%

MATO GROSSO DO SUL

O candidato do MDB, André Puccinelli, tem 25% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ipec do dia 15. Em segundo lugar, com 17%, aparece Marquinhos Trad (PSD).

Veja como estão os candidatos na disputa:

André Puccinelli (MDB) – 25%
Marquinhos Trad (PSD) – 17%
Rose Modesto (União Brasil) – 14%
Eduardo Riedel (PSDB) – 12%

MINAS GERAIS

Romeu Zema (Novo), lidera a disputa com 46% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ipec divulgada no último dia 20.  Alexandre Kalil (PSD) aparece em segundo lugar com 29%. 

Romeu Zema (Novo) – 46%
Alexandre Kalil (PSD) – 29%

PARÁ

Helder Barbalho (MDB), candidato à reeleição, lidera de intenção de voto com 72%, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta sexta (23), contra 65% da pesquisa anterior. O segundo colocado, Zequinha Marinho (PL) tem 16%.

Helder Barbalho (MDB) – 72%
Zequinha Marinho (PL) – 16%

PARAÍBA

João Azevedo, candidato à reeleição pelo PSB, lidera a pesquisa Ipec com 35% das intenções de voto. Na sequência, aparece Pedro Cunha Lima (PSDB), com 20% (na pesquisa anterior, tinha 16%). Os dados foram divulgados na quinta (22).

Veja como estão os candidatos na disputa:

João Azevêdo (PSB) – 35%
Pedro Cunha Lima (PSDB) – 20%
Veneziano Vital do Rêgo (MDB) – 15%
Nilvan Ferreira (PL) – 14%

PARANÁ

Atual governador do estado, Ratinho Junior (PSD), candidato a reeleição, registrou 55% das intenções de voto. Roberto Requião (PT) aparece em seguida com 28%.  

Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) – 55%
Requião (PT) – 28%

PERNAMBUCO

Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa com 33% das intenções de voto para o governo, segundo pesquisa Ipec divulgada no dia 20/9. Depois dela, aparecem com o mesmo percentual de 11% os candidatos Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL).

Veja como estão os candidatos na disputa:

Marília Arraes (Solidariedade) – 33%
Danilo Cabral (PSB) – 11%
Raquel Lyra (PSDB) – 11%
Miguel Coelho (União Brasil) – 11%
Anderson Ferreira (PL) – 11%

PIAUÍ

Sílvio Mendes (União Brasil) lidera as pesquisas com 43%. Em seguida, com 29%, está Rafael Fonteles (PT). Os dados são do Ipec do dia 12/9.

Silvio Mendes (União Brasil) – 43%
Rafael Fonteles (PT) – 29%

RIO DE JANEIRO

Cláudio Castro (PL) mantém a liderança nas pesquisas de intenção de voto, com 37%. Por outro lado, Marcelo Freixo (PSB), seu principal adversário, apresentou crescimento de cinco pontos percentuais em comparação à pesquisa anterior: indo de 22% para 27%.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Cláudio Castro (PL) – 37%
Marcelo Freixo (PSB) – 27%
Rodrigo Neves (PDT) – 6%

RIO GRANDE DO NORTE

A candidata à reeleição, Fátima Bezerra (PT) lidera as intenções de voto com 49%. Depois dela, aparece o Capitão Styvenson (Podemos) com 20%.

Fátima Bezerra (PT) – 49%
Capitão Styvenson (Podemos) – 20%

RIO GRANDE DO SUL

Eduardo Leite (PSDB) segue na liderança com 38%. Ele supera seu principal adversário, Onyx Lorenzoni (PL), com 25% das intenções. Os dados são do Ipec desta segunda-feira (26).

Veja como estão os candidatos na disputa:

Eduardo Leite (PSDB) – 38%
Onyx Lorenzoni (PL) – 25%
Edegar Pretto (PT) – 15%

RONDÔNIA

Coronel Marcos Rocha (União Brasil), tem 38% das intenções de voto. Já o segundo colocado, Marcos Rogério (PL) teve expressiva evolução entre uma pesquisa e outra: foi de 13% para 27%.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Coronel Marcos Rocha (União) – 38%
Marcos Rogério (PL) – 27%
Léo Moraes (Podemos) – 10%
Daniel Pereira (Solidariedade) – 6%

RORAIMA

O atual governador e candidato à reeleição pelo Progressistas, Antonio Denarium, lidera o primeiro turno com 50% das intenções de voto, segundo o Ipec, seguido de Teresa Surita (MDB) que tem 37% das intenções.

Antonio Denarium (PP) – 50%
Teresa Surita (MDB) – 37%

SANTA CATARINA

Os candidatos Jorginho Mello (PL) e Carlos Moisés (Republicanos) estão empatados com 20% das intenções de voto, segundo a última pesquisa do Ipec. Em terceiro lugar, aparece Esperidião Amin (Progressistas) com 15%.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Jorginho Mello (PL) – 20% 
Moisés (Republicanos) – 20% 
Esperidião Amin (PP) – 15% 
Gean Loureiro (União Brasil) – 14% 
Décio Lima (PT) – 10% 

SÃO PAULO

Fernando Haddad (PT) lidera as pesquisas com 34% das intenções de voto no primeiro turno, segundo a última pesquisa Ipec. Tarcísio de Freitas (Republicanos) vem em seguida, com 22%, e, em terceiro lugar, está Rodrigo Garcia (PSDB), com 18%.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Fernando Haddad (PT) – 34%
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 22%
Rodrigo Garcia (PSDB) – 18%

SERGIPE

O candidato do PL, Valmir de Francisquinho, tem 38% das intenções de voto, contra 20% do candidato do PT, Rogério Carvalho.

Veja como estão os candidatos na disputa:

Valmir de Francisquinho (PL) – 38%
Rogério Carvalho (PT) – 20%
Fábio (PSD) – 16%
Delegado Alessandro (PSDB) – 6%

TOCANTINS

O candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos), lidera a disputa com 45% das intenções de voto, contra 17% de Ronaldo Dimas (PL).

Wanderlei Barbosa (Republicanos) – 45%
Ronaldo Dimas (PL) – 17%

Nesta semana, entre os dias 26 e 30 de setembro, ainda serão divulgados os resultados de pelo menos 172 pesquisas eleitorais registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os estudos apontam as intenções de voto nas disputas para presidente, governos estaduais, Câmara dos Deputados, Senado e Câmaras Distritais.

Já para esta terça-feira (27), estão previstas 26 pesquisas eleitorais, sendo apenas uma voltada para a intenção de voto presidencial em todo Brasil, realizada pela empresa Nervera. Ainda nesta terça, estão previstas cinco pesquisas sobre as intenções de voto para senador, governador e deputados no estado de Minas Gerais. Essas serão realizadas pela empresa Promídia Pesquisas.

Autor