Debate na TV Globo não muda rejeição de Bolsonaro que bate nos 52%

Com base em pesquisa qualitativa, a equipe de Lula concluiu que a rejeição do presidente aumentou ainda mais após o debate

(Fotos: Reprodução TV Globo)

Os ataques insanos, dobradinha com Felipe D´Ávila e Padre Kelman eram as principais armas de Bolsonaro no debate da TV Globo para aumentar a rejeição de Lula e evitar a decisão da eleição presidencial no primeiro turno. De acordo com pesquisa qualitativa feita sobre o confronto, a estratégia bolsonarista teve efeito contrário.

Com base nesse levantamento, a equipe de Lula concluiu que a rejeição de Bolsonaro aumentou ainda mais após o debate. Nesta quinta-feira (29), no mesmo dia do evento, o Datafolha mostrou que o atual presidente tem uma rejeição de 52%, mesmo percentual da pesquisa anterior.

O resultado saiu da avaliação de um grupo de indecisos. Ou seja, 80% deles rejeitaram a postura do presidente no debate. O coordenador do plano de governo de Lula, Aloizio Mercadante, disse à Veja que o antibolsonarismo atingiu o maior número de indecisos até o momento.

Leia mais: Lula diz que debate expôs seu legado contra promessas e o atual desgoverno

Na avaliação da campanha, Bolsonaro pareceu falso e forçando a barra ao usar D’Ávila e Kelmon como escudo. Uma coisa que não funcionou com a candidata Simone Tebet (MDB) quando o presidente tentou usá-la para acusar Lula no caso de Celso Daniel.

“Eu lamento essa questão ser trazida num debate nesse momento tão importante do Brasil e ser dirigida a mim. Eu acho que falta ao senhor coragem de perguntar isso ao candidato do PT, que segundo você está envolvido no caso, que está aqui, por que não pergunta ao candidato Lula sobre esse assunto?”, indagou Tebet.

Lula

Quanto ao ex-presidente, a avaliação é que ele passou no debate sem avaria. Pode até não ter acrescentado mais votos do que já possui, mas não perdeu eleitores e as chances de vitória no primeiro turno é real.

“Se o debate da Globo foi o último grande momento para Jair Bolsonaro reverter sua posição nas pesquisas, é fato que ACABOU! Lula se saiu melhor, sempre. Bolsonaro fugiu, principalmente da realidade. Não tem mais para onde correr: É LULA NO PRIMEIRO TURNO! ACABOUSONARO!”, postou no Twitter o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“O incompetente da República não apresenta propostas. Utiliza o debate para continuar espalhando fake news e negar que exista corrupção em seu governo. É o que veremos quando Lula tomar posse e acabar com o sigilo de 100 anos”, afirmou a vice-líder da minoria na Câmara dos Deputados, Alice Portugal (PCdoB-BA).

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, considerou que o ex-presidente foi muito bem no debate. “Ele foi firme, dialogou com a indignação do povo brasileiro diante dos descaminhos do governo Bolsonaro e apresentou uma perspectiva de futuro. Não tenho mais dúvidas: vamos vencer essa eleição e empurrar o bolsonarismo pro esgoto de onde saiu!”, avaliou.

“Lula foi gigante ao enfrentar os desqualificados Padre e o presidente delinquente. Ganhou o debate. Agora, vamos virar voto e ganhar as eleições no primeiro turno!”, resumiu o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Autor