O dado do Datafolha que pode ser decisivo para Lula

Eleitores não conhecem número dos candidatos da terceira via, enquanto 93% do eleitorado lulista sabe que o ex-presidente é 13.

Foto: Ricardo Stuckert

Embora as eleições presidenciais ocorram neste domingo (2), 14% dos brasileiros não sabem qual é o número do candidato em que pretendem votar. Outros 3% mencionam um número errado, que não corresponde ao presidenciável de sua escolha. É o que aponta um recorte da pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado (1), na véspera do primeiro turno.

Essa fatia do eleitorado que desconhece o número dos próprios candidatos é minoritária, mas pode decretar se a disputa vai ou não vai terminar já no primeiro turno. Tudo porque os apoiadores do ex-presidente Lula (PT) são os que mais acertam os dígitos que devem apertar na urna eletrônica.

No conjunto dos eleitores, 83% indicam corretamente o número de seu candidato. Entre aqueles que votarão em Lula, o índice sobe para 93%. Apenas 6% dos “lulistas” não sabem que o petista é 13, enquanto 1% erra o número.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo lugar nas pesquisas, também é o segundo em percentual de eleitores a par de número: 90% acertam, 9% não sabem e 1% erra. Numa disputa equilibrada entre dois candidatos, essas diferenças seriam praticamente desprezíveis, dentro da margem de erro.

Só que, para vencer a eleição no primeiro turno, Lula precisa vencer, em votos, não exatamente Bolsonaro – mas, sim, todos os adversários, juntos. E é entre os candidatos da chamada “terceira via” que a taxa de acerto dos números despenca.

Conforme o Datafolha, a um dia do primeiro turno, a senadora Simone Tebet (MDB) tem 6% de intenções de voto, enquanto o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) marca 5%. Mas menos da metade de eleitorado da terceira via conhece o número de seu presidenciável.

Entre os apoiadores de Tebet, 49% desconhecem seu número, 40% acertam e 12% erram. No caso dos eleitores de Ciro, 51% não sabem o número, 37% acertam e 12% erram.

Lula precisa de 50% mais um dos votos válidos neste domingo para eleger-se presidente no primeiro turno. O Datafolha mostra que o ex-presidente tem 50%, o que deixa a eleição suscetível a qualquer detalhe inesperado. Se os concorrentes torcem por uma abstenção que prejudique Lula no dia da votação, a associação entre candidato e número é um dado que pode ser decisivo para o ex-presidente

A pesquisa Datafolha ouviu 12.800 eleitores, em 310 cidades de todos os estados brasileiros, entre sexta-feira (30) e sábado (1º). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor