Lula tem 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, diz Datafolha

Num eventual segundo turno, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 15 pontos percentuais: 53% a 38%

A quase um mês das eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na nova pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (1) pela TV Globo. O levantamento capta o impacto do início da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, bem como do desempenho dos principais presidenciáveis nas sabatinas do Jornal Nacional na semana passada e no debate da Band no domingo (25).

Lula tem 45% das intenções de voto, 13 pontos percentuais à frente do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que está com 32%. Na sequência, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 9%), a senadora Simone Tebet (MDB, 5%). Brancos e nulos são 4%, e os indecisos, 2%;

A pesquisa anterior, de duas semanas atrás, mostrava Lula com 47% e Bolsonaro, com 32%. Como o ex-presidente oscilou dentro da margem de erro, houve estabilidade entre uma sondagem e outra, o que indica dificuldades para Bolsonaro se tornar mais competitivo. Em agosto, entraram em vigor as medidas eleitoreiras da “PEC do Desespero”, como o Auxílio Brasil de R$ 600, o vale-gás reajustado em 100% e o voucher para caminhoneiros e taxistas.

Nada disso, porém, foi o suficiente para abalar o favoritismo de Lula. Na realidade, o que torna o segundo turno mais provável, conforme o Datafolha, é o ligeiro avanço da chamada “terceira via”. Juntos, Ciro e Tebet cresceram cinco pontos percentuais em 15 dias.

Num eventual segundo turno, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 15 pontos percentuais: 53% a 38%. Esse cenário ainda tem 1% de eleitores indecisos, além de 8% que votam em branco ou nulo.

O Datafolha ouviu 5.734 eleitores, em 285 cidades, em todos os estados do Brasil, de 30 de agosto a 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Autor