Lula faz campanha no Alemão com lideranças de 11 comunidades

Comunidades pobres receberam intensos investimentos do PAC nos governos Lula.

Tomaz Silva/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou ato de campanha nesta quarta-feira (12) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele, que nesta terça-feira (11) esteve na baixada fluminense, foi ao bairro carioca acompanhado de políticos, entre os quais, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD) e o deputado federal Marcelo Freixo. Um grupo de mototaxistas também se organizou para acompanhar o ato com Lula. Artistas como a cantora Valesca Popozuda. O petista conversou com lideranças comunitárias e, após, subiu em um carro de som que percorreu ruas da comunidade.

A região ficou conhecida nacional quando Lula fez os teleféricos que facilitaram a mobilidade pelo morro. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro. O teleférico tem percurso total de 3,5 quilômetros, possui 152 gôndolas e beneficia 10 mil moradores das comunidades de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras. O teleférico estava parado desde o golpe de 2016.

O Complexo do Alemão recebeu investimentos de mais de R$ 900 milhões em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) iniciadas em 2008. Hoje, todas as obras e ações sociais foram paralisadas. A agenda é marcada pelo encontro do ex-presidente com líderes de 11 comunidades: Complexos do Chapadão, da Maré, da Penha, do Alemão, Vila Cruzeiro, Cidade de Deus, Rocinha, Barbante, Dendê, Favela da Linha e Dick.

Antes, o ex-presidente se reuniu com apoiadores no Voz das Comunidades, organização não-governamental (ONG) e jornal comunitário criado em 2005. O fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva, foi escolhido pela Revista Forbes Brasil como “exemplo de um time que está reiventando um país” e em 2018 ganhou o prêmio em Nova York da organização Mipad (Most Influential People Of African Descente), concedido a pessoas afrodescendentes influentes.

Depois seguirá para a Estrada do Itararé, próximo ao Colégio Tim Lopes, onde iniciará uma caminhada pela rua. Ele passará pela creche que leva o nome de sua mãe, Dona Lindu, e por áreas que sofreram intervenção do PAC. O encerramento será no Largo do Itararé, onde o candidato subirá em um trio elétrico e fará um discurso.

Em entrevista ao Voz, Lula afirmou que é preciso valorizar a cultura das comunidades e que as políticas públicas não podem ficar restrita à área de segurança pública. Lula declarou que a a polícia não é a “única solução” nas comunidades, e que prefeituras, governos estaduais e governo federal devem, juntos, desenvolver ações para atender as periferias do país.

“O problema das comunidades mais pobres do Brasil é que o Estado só aparece quando tem um problema para resolver, achando que a polícia é a solução. Quando na verdade a solução é a presença do Estado no cotidiano. O Estado tem que estar na educação, tem que estar na saúde, tem que estar na cultura, tem que estar no lazer, na coleta de esgoto, no tratamento de esgoto, tem que estar presente 24 horas por dia”, disse o ex-presidente.

Nos últimos dias, Lula concentrou agendas no Sudeste. No Rio de Janeiro, por exemplo, o ex-presidente conseguiu o apoio do prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), e do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que também preside o União Brasil no Rio.

Um grupo de mototaxistas também se organizou para acompanhar o ato com Lula. Artistas como a cantora Valesca Popozuda.