Lula indica Alckmin para coordenar transição junto ao governo Bolsonaro

Sob a liderança do vice-presidente eleito, equipe de transição, composta por 50 pessoas, será instalada em gabinete provisório no prédio do CCBB, em Brasília

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou a indicação de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), para coordenar a transição para o novo governo. A decisão, tomada na segunda-feira (31), foi formalizada nesta terça (1).

Sob a liderança de Alckmin, a equipe de transição, composta por 50 pessoas, será instalada em gabinete provisório no prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília. Caberá a esse time de políticos e técnicos dialogar com o governo Jair Bolsonaro (PL), em busca de informações, por exemplo, sobre as políticas e as contas públicas.

Os petistas Alozio Mercadante, coordenador do programa de governo da coligação Brasil da Esperança, e Gleisi Hoffmann, coordenadora da campanha e presidente do PT, vão integrar a equipe. A primeira reunião do grupo está prevista para quinta-feira (3).

Nesta segunda, mesmo com o silêncio público do presidente Jair Bolsonaro, a transião deu os primeiros passos. Alckmin conversou com o atual vice-presidente Hamilton Mourão e chegou a ser convidado para uma visita ao Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência.

Já Edinho Silva – que coordenou a Comunicação da campanha Lula – telefonou para o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Legalmente, compete ao titular da Casa Civil fazer as nomeações da equipe de transição.

Com duração de dois meses, a transição entre uma gestão federal e outra está prevista na legislação. De acordo com a Lei Nº 10.609/2002, um dos objetivos é facilitar, ao mandatário eleito, a edição de atos imediatamente após a posse.

Autor