Copa do Catar teve a primeira narração feminina na TV aberta

Renata Silveira narrou o empate entre Dinamarca e Tunísia pela TV Globo.

Renata Silveira (Foto: Divulgação/Rede Globo)

A narradora Renata Silveira se tornou a primeira mulher a narrar a Copa do Mundo de futebol na TV aberta na terça-feira (22). O jogo transmitido pela TV Globo foi entre Dinamarca e Tunísia e terminou empatado em 0 a 0.

Após a partida ela escreveu: “Se liga nessa linha do tempo: 1970 – primeira transmissão de Copa do Mundo na Globo. 2022 – primeira mulher a narrar um jogo de copa do mundo na tv aberta. Conseguimos! Chegamos! Que vitória! Hoje, mais uma vez foi por todas! A porta tá aberta, mulherada. Podem entrar!”.

Silveira narrou o jogo Dinamarca e Finlândia na última Eurocopa em que o meio-campo dinamarquês Eriksen sofreu uma parada cardíaca dentro de campo. O atleta chegou a ser considerado morto por alguns minutos, mas os médicos conseguiram ressuscitá-lo.

O atleta voltou a jogar 8 meses depois do ocorrido, recuperou a forma física e entrou em campo pela sua seleção na Copa do Catar. Agora o jogador atua com um cardiodesfibrilador implantável (CDI). Nas suas redes sociais, Renata lembrou do fato ao convocar os torcedores para o jogo que narrou.

A Copa na emissora ainda conta com comentários de Ana Thais Matos, da ex-árbitra Fernanda Colombo e da ex-jogadora Formiga.

Primeira mulher na arbitragem

Na partida entre México e Polônia, que também terminou em 0 a 0, a francesa Stéphanie Frappart foi a quarta árbitra e a brasileira Neuza Back árbitra assistente (quinta árbitra). Frappart se tornou a primeira mulher a atuar na arbitragem de uma partida masculina em Copas do Mundo.

Autor