CCXP 2022 começa em SP nesta quinta (1); confira a programação

Maior evento de cultura pop do Brasil, festival retorna a São Paulo após duas edições virtuais, no que promete ser a maior Comic Com Experience já feita

Neste ano, a CCXP trará artistas como Keanu Reeves, John Rhys-Davies, Gwendoline Christie e Alexander Ludwig Foto: divulgação/CCXP

A Comic Con Experience (CCXP) está de volta! Após dois anos ausente devido à pandemia de Covid-19, um dos maiores eventos brasileiros para os amantes de quadrinhos, séries, filmes, literatura, games dentre outros âmbitos da cultura pop/geek, acontece no São Paulo Expo entre os dias 1 e 4 de dezembro.

De acordo com o site oficial do evento, esta é a maior edição de todos os tempos e promete proporcionar a sensação de “estar em casa”. Os participantes poderão “visitar seus universos favoritos, explorar o Artists’ Valley, se emocionar nos auditórios e encontrar aventuras épicas a cada passo pelos nossos corredores”, diz o portal.

Nesta quinta-feira (1º/12) a gigante Disney, que completa 100 anos em 2023, abre o evento com atrações de várias de suas produções em três horas de show no palco Thunder. Entre as atrações estão Paul Rudd, Evangeline Lilly, Jhonatan Majors, de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, e Zoe Saldaña, que vai falar sobre os detalhes de “Avatar: O Caminho da Água”.

Ainda na quinta a feira prestará uma homenagem a um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro. “Cidade de Deus”, completando 20 anos, e seu diretor, Fernando Meirelles, que vai receber o prêmio de homenageado do ano. Junto a ele estarão os produtores e o ator e cantor Seu Jorge, intérprete de Mané Galinha, um dos personagens mais carismáticos do filme.

Já sexta-feira (2), segundo dia de evento, o palco Thunder recebe Mauricio de Sousa para falar das novidades e próximos lançamentos da sua produtora.

No sábado (3), será a vez da Netflix invadir o palco Thunder com atores de peso. Park Hae-soo, de Round 6, Vivienne Acheampong, de “Sandman”, e uma das mais esperadas da edição deste ano, Jenna Ortega, a intérprete da personagem que dá nome a “Wandinha”.

Ainda no sábado, a HBO+ apresenta os grandes nomes de “The Last of Us”, uma das séries mais aguardadas para 2023, como Pedro Pascal, Bella Ramsey, Gabriel Luna e Merle Dandridge.

O ator Keanu Reeves é uma das grandes atrações do palco Thunder. Ele irá participar de um painel sobre o universo de “John Wick”, da Paris Filmes.

No domingo (4), último dia de evento, a nostalgia deve tomar conta da CCXP com a presença do ator mexicano Edgar Vivar, o eterno Sr. Barriga da série “Chaves”. Neste dia também acontece o Cosplay Universe, tradicional concurso cosplay, descrito como “a maior batalha de cosplayers do país”.

Os cosplayers são um grande atrativo da CCXP. Imagem: CCXP/Divulgação

A programação completa do evento já pode ser conferida no site oficial da CCXP22.

O que esperar da CCXP?

A programação deste ano segue sendo como uma das maiores da história da feira, tanto em número de estandes quanto em conteúdo distribuído em painéis, shows e workshops.

A Tribo Game Arena estará sob o comando do maior streamer do Brasil e segundo maior do mundo, Gaules, a super arena recebe praticantes de eSports do Brasil e do mundo e finais de campeonatos dos principais games, como o Campeonato Brasileiro de Rainbow Six: Siege (R6) 2022 e do CBCS, do jogo Counter Strike, e o Game Changer FreeFire 2022, que contará com um show do DJ Alok.

Os espaços Creator e Arena Podcast foram pensados para gerar conteúdo entre os mais famosos entrevistadores da internet, aproveitando artistas que venham passar pelo evento.

No Artists’ Valley, mais de 500 artistas estarão distribuídos em 352 mesas. Alguns quadrinistas confirmados são Mark Waid, Julian Totino Tedesco, Ana Koehler, Jim Cheung, Marcello Quintanilha, Leandro Assis e Priscila Oliveira (dupla por trás do quadrinho que viralizou durante a pandemia, “Confinada”).

Comic Con Experience

Comic Con Experience, também conhecida apenas como CCXP, é um evento brasileiro de cultura pop feito nos mesmos moldes da “San Diego Comic-Con Internacional”, considerada a mais importante celebração da cultura pop do mundo. O evento acontece desde 1970, anualmente, na Califórnia, EUA, cobrindo as principais áreas dessa indústria “nerd” como: videogames, histórias em quadrinhos, filmes e séries para TV.

É o lugar para quem gosta de Harry Potter, Game of Thrones, Turma da Mônica, Cavaleiros do Zodíaco, Marvel, Star Wars, Transformers, X-Men ou ama jogos de tabuleiros e videogames e muito mais.

Realizado no Brasil pela primeira vez em dezembro de 2014, através da união de instituições como Omelete Company, da Piziitoys e pela agência Chiaroscuro Studios, a Comic Com Experience é um dos maiores (se não for o maior) eventos nerd já organizado no país e foi a maior Comic Con do mundo em público em 2019.

Números que impressionam

Em sua estreia oficial (2014) a CCXP recebeu 97 mil pessoas. Em 2019, última edição antes da pandemia, compareceram cerca de 280 mil pessoas. A expectativa é de que em 2022 o evento recebe cerca de 300 mil pessoas.

O universo da Comic Con reúne cultura pop, painéis, filmes, experiências, sessões de fotos e autógrafos, performances, campeonatos de videogames e muito mais, tudo isso em um espaço equivalente a seis Maracanãs lotados em mais de 160 horas de evento.

Para ter uma ideia do tamanho potencial mercadológico, em 2019, 70% do público veio de fora de São Paulo, movimentando cerca de R$265 milhões na capital paulista. Além disso, estiveram presentes 80 marcas e mais de 40 delegações de Hollywood, segundo informações do Olhar Digital.

Serviço

Quando: entre os dias 1 e 4 de dezembro

Horários? Nos dois primeiros dias de evento, quinta e sexta, a CCXP acontece das 12h às 21h. No sábado, vai das 11h às 21h, e no domingo, último dia, começa às 11h e termina às 20h.

Onde? A CCXP será realizada no São Paulo Expo, localizado no distrito do Jabaquara. O endereço exato é Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda.

Ingressos? Atualmente, está à venda o terceiro e último lote para o festival, que tem valores a partir de R$ 140, por meio do site da CCXP.

A programação completa do evento já pode ser conferida no site oficial da CCXP22.

__

com informações de agências

Autor