Em Jericoacoara, 11º. Festival Choro Jazz termina neste domingo

Neste sábado tem Pedro Martins e Pipoquinha e Daniel e Vitor Alcântara Quinteto. Domingo, Giuliano Eriston, Vinicius Matos e Mestrinho encerram a maratona musical. Tudo com acesso gratuito.

Foto: Marimbanda e Sergio Santos + Renato Braz, Homenagem a Dori Caymmi. Divulgação/Festival Choro Jazz/Tainá Cavalcante

A 11ª. edição do festival, patrocinado pela Petrobras e apresentado também pelo Ministério do Turismo, com apoio institucional do Governo do Estado, teve na noite desta sexta-feira, 2/12, em Jericoacoara, shows do grupo cearense Marimbanda, com Thiago Almeida, Pedro Facanha e Michael da Silva, e dos compositores e cantores Renato Braz, de São Paulo, Sergio Santos, de Minas Gerais, homenageando Dori Caymmi, acompanhados pelo percussionista mineiro Bré Rosário. Foram dois dos shows mais emocionantes desta edição, iniciada na terca, 29/11, em Jeri. Sergio Santos foi às lágrimas durante música “História antiga”.

Todos os shows tiveram transmissão ao vivo e podem ser conferidos no YouTube da Capucho Produções e no Instagram @festivalchorojazz. Ao longo do dia aconteceram oficinas e workshops. Às 18h o público celebrou com uma roda de choro ao pôr do sol, na barraca Alexandre,e ao longo da manhã e da tarde aconteceram oficinas de música, com atrações do festival, conciliando horários em dia de jogo da seleção brasileira, que também leva intensa movimentação às barracas de praia, bares e restaurantes de Jericoacoara.

O festival segue até domingo, 4/12, ainda com apresentações de Pedro Martins e Michael Pipoquinha, Vitor Alcântara e Daniel D´Alcântara Quinteto, Giuliano Eriston (vencedor do programa The Voice) e Vinicius Matos, Mestrinho com participações de Vanessa Moreno e Cainã Cavalcante.

O evento foi aberto na terça-feira, 29/11, na praça principal de Jericoacoara. Todos os shows do festival, que segue até domingo, 4/12, têm entrada franca, com apresentação pelo Ministério do Turismo e pela Petrobras.

Leia também: Os agrotóxicos silenciando a primavera. Por Dermeval Saviani

Na programação, grandes nomes como Marcel Powell, Marco Pereira, Nelson Faria, Ney Conceição, Paulo Bellinati, Michael Pipoquinha, Pedro Martins, Fabio Peron, Derico Sciotti, Renato Braz, Sergio Santos, Giuliano Eriston, Daniel e Vitor D´Alcântara, Vinicius Matos, Mestrinho, Vanessa Moreno, Marimbanda.

O Festival Choro Jazz realiza neste ano a primeira edição com público presencial desde o início da pandemia. Uma verdadeira maratona de shows, oficinas, rodas de choro e outras atividades, com grandes nomes da música brasileira.

Tudo com entrada franca e convite aberto a todos e todas, democratizando o acesso às apresentações desses mestres e promovendo o contato direto entre público e artistas, nas ruas de areia de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste cearense.

O público pode curtir os shows até o dia 4/12, sempre às 21h, na praia que é referência nacional e internacional de beleza, contato com a natureza, convivência entre visitantes e moradores. O convite a uma imersão musical e a um outro estado de espírito, por meio da música, em um espaço tão especial quanto “Jeri”, reforça as características que fazem do Festival Choro Jazz uma experiência diferente e gratificante, para todos os envolvidos.

Leia também: Museu das Favelas é aberto para o público em São Paulo

A grande festa da música, no Festival Choro Jazz, começou em Fortaleza, com a programação no Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense, um dos mais belos cinemas de rua do País. Os shows aconteceram de 24 a 26/11. Agora, o festival aporta em Jericoacoara.

Confira a programação em Jericoacoara:

Em Jericoacoara a programação de shows do Festival Choro Jazz vem acontecendo desde o dia 29/11 e segue até domingo, 4/12, na praça principal, com acesso livre ao público. Os shows começam às 21h. Uma imersão musical de uma semana em uma das mais belas praias do mundo, com direito a muita emoção e a pé na areia das ruas da vila, vedada ao tráfego de automóveis e onde se ouvem vários idiomas, reflexo do constante público de visitantes de várias origens.

O sábado, 3/12, de festival em Jeri tem o fenomenal duo Michael Pipoquinha (CE) e Pedro Martins (DF), prometendo emocionar o público exclusivamente com o contrabaixo e a guitarra e suas composições e releituras de canções brasileiras, em arranjos instrumentais e personalíssimos. Logo após, o quinteto de Daniel e Victor D´Alcântara presta tributo a Miles Davis e John Coltrane, reverenciando os reinventores do jazz.

Fechando o festival 2022, no domingo, 4/12, o violonista e cantor Giuliano Eriston, vencedor do programa de TV The Voice, e o clarinetista Vinicius Matos, ambos da cena musical de Jericoacoara, realizam apresentação especial saudando o público do evento e “jogando em casa”. O último show da maratona musical fica por conta da banda do acordeonista e cantor Mestrinho, com uma convidada especialíssima: a aplaudida cantora Vanessa Moreno. É choro, é jazz, é forró, é festa!

Mais sobre o festival

Ao longo de sua história, o Festival Choro Jazz já promoveu shows de artistas e grupos como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Maurício Carrilho, além de destacar grandes nomes da música do Ceará, como Marcio Resende, Cainã Cavalcante, Jorge Cardoso, Michael Pipoquinha, Mimi Rocha, Grupo Murmurando, entre vários outros. O festival também mantém desde 2012 a Escola de Música Choro Jazz, para crianças de Jijoca de Jeriocoacoara e região.

Autor