Com homenagem a Pelé, Brasil vence Coréia do Sul e pega a Croácia

Seleção brasileira vence por 4 a 1 a Coréia do Sul e pega a Croácia nas quartas de final; próximo jogo acontece na sexta-feira (9), às 12 horas.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira venceu a Coréia do Sul por 4 a 1 pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Com direito a homenagem a Pelé no final do jogo e com a “dança do Pombo” feita por Tite junto com os jogadores no golaço de Richarlison, o Brasil resolveu o jogo ainda no primeiro tempo.

Agora a próxima partida do Brasil é contra a Croácia pelas quartas de final, marcada para sexta-feira (9), às 12 horas. A seleção europeia venceu o Japão nos pênaltis, também nesta segunda-feira (5), depois de empatar o jogo em 1 a 1.

Será a terceira vez que as seleções se enfrentam em Copas do Mundo. Em 2006, o Brasil venceu por 1 a 0 a Croácia, na primeira rodada. Na Copa realizada no país, a seleção canarinho ganhou por 3 a 1 na abertura da Copa de 2014, em Itaquera.

Quem passar de Brasil e Croácia pega na semifinal a equipe vencedora de Holanda e Argentina. O jogo da semifinal está previsto para terça-feira, dia 13, às 16 horas.

O jogo

O Brasil foi dominante no primeiro tempo e marcou todos os 4 gols contra a Coréia do Sul nesta etapa. Vinícius Júnior abriu o placar aos 7 minutos, Neymar marcou de pênalti aos 13, Richarlison marcou mais uma pintura em bela tabela aos 29 minutos e Lucas Paquetá fez o quarto gol aos 36.

No segundo tempo, a equipe entrou para administrar o placar e o técnico Tite fez substituições para poupar alguns jogadores. Também tirou Éder Militão, pendurado com um cartão amarelo. Com isso, ele evitou que o atleta ficasse de fora da próxima fase. Os cartões amarelos são zerados após as quartas de final para que os jogadores das seleções que avancem para a final não fiquem de fora.

Aos 76 minutos, o coreano Paik Seungho acertou uma pancada de fora da área e marcou um belo gol no Brasil. O chute aconteceu depois que a bola foi cortada pela defesa em cobrança de falta na área.

Com o jogo decidido, Tite aproveitou para colocar o único jogador que ainda não tinha entrado em campo na Copa. O goleiro Weverton, do Palmeiras, entrou no lugar de Alisson aos 80 minutos.

Após o apito final, os jogadores comemoraram junto com a torcida e homenagearam Pelé com uma faixa levada ao campo. O ex-atleta está internado para reavaliar o tratamento que faz para o câncer de cólon e se recuperar de uma infecção pulmonar desenvolvida depois de contrair Covid-19.

Agora, espera-se que o Brasil mantenha o mesmo nível de atuação contra a equipe comandada Luka Modric e Ivan Perisic, e que os dois tempos da partida tenham o mesmo volume de jogo, pensando que, de agora em diante, o nível técnico dos adversários será maior e não será possível nenhum deslize.