Greve continua: pilotos e comissários rejeitam proposta das empresas

Em luta por 5% de reajuste real, greve chega a cinco dias e aeronautas mantêm paralisações em nove aeroportos.

Foto: SNA

A greve dos pilotos e comissários de voo (aeronautas) chegou ao quinto dia nesta sexta-feira (23). A forte mobilização nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Confins, Porto Alegre, Brasília e Fortaleza tem mostrado a força da categoria que, entre outras demandas, pede ganho real de 5%, recomposição das perdas inflacionárias e melhorias nas condições de trabalho.

Na noite de quinta-feira (22), os aeronautas não aceitaram uma proposta feita pelas companhias aéreas para findar a greve. Como informa o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), em votação online, “os aeronautas rejeitaram a proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/23, com 59.25% de votos contrários, 40.02% de votos favoráveis e 0.73% de abstenções. Participaram da deliberação 5884 votantes”.

O que foi oferecido à categoria foi uma proposta que previa a reposição dos salários por 100% INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), em 5,97%, nos salários fixos e variáveis + 1% de aumento real, a incidir também nas diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da Convenção e vale alimentação.

Agora as paralisações seguem para o final de semana e os aeronautas aguardam uma nova proposta que, efetivamente, corresponda aos anseios dos trabalhadores e corresponda aos grandes lucros que as empresas áreas conseguiram obter com a retomada do setor após o fim das restrições colocadas no auge da pandemia de Covid-19.