Força Nacional irá atuar na segurança da posse

Ministério da Justiça autorizou uso da Força Nacional em apoio à PRF durante evento; ameaças durante posse preocupam equipe do presidente eleito

Atos violentos em Brasília preocupam a equipe de transição; na imagem, oficiais da Força Nacional | Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Denominada ‘Operação Posse Presidencial 2023’, a ação foi iniciada oficialmente nesta terça-feira (27) e vai até 2 de janeiro, dia seguinte à posse. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (28) e é assinada pelo ministro substituto da pasta, Antonio Ramirez Lorenzo.      

Os integrantes da equipe de transição de governo estão preocupados com a segurança durante a posse presidencial, principalmente após o caso do empresário bolsonarista George Washington, preso no último sábado (24) sob acusação de orquestrar um atentado terrorista próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília.

Força Nacional

A FNSP é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça. Atua na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio e em emergências e calamidades públicas.

Em entrevista à Voz do Brasil, o diretor da Força Nacional, coronel José Américo Gaia, explicou que o contingente é composto por policiais militares, corpos de bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia, e não faz parte das Forças Armadas.

__

Autor