Nomeados comandantes da Marinha e da Aeronáutica escolhidos por Lula
Medida condiz com aumento da pressão sobre autoridades responsáveis pela segurança pública para acabar com aglomeração bolsonarista entorno do QG, em Brasília
Publicado 30/12/2022 10:25 | Editado 01/01/2023 16:26

Os novos comandantes Marinha e da Aeronáutica escolhidos pelo presidente eleito e diplomado da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foram nomeados nesta sexta-feira (30), por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Na Marinha, sai Almir Garnier Santos e entra o almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que assumirá o cargo, interinamente, a partir de desde sábado (31). Na Aeronáutica, foi exonerado Carlos de Almeida Baptista Junior e nomeado o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, que assume a partir de segunda-feira, 2 de janeiro de 2023.
Nesta semana, o Diário Oficial também trouxe a nomeação do novo comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, que exerce o cargo, interinamente, a partir desta sexta.
Uma nova nomeação dos comandantes da Marinha e Exército deve ser assinada por Lula, após a posse, para mudar a condição de interinidade para titulares definitivos no cargo.
A antecipação da nomeação, dois dias antes da posse presidencial, em 1º de janeiro, coincide com o aumento da pressão sobre autoridades responsáveis pela segurança pública para acabar com a aglomeração de bolsonaristas nos arredores do Quartel-General (QG) do Exército, em Brasília.
A expectativa da equipe de Lula é que a troca no comando mude o tratamento dado aos manifestantes, principalmente os extremistas.