Vini Jr. denuncia racismo e Liga espanhola toma atitude

O atacante brasileiro foi alvo de racismo durante partida entre Real Madrid e Valladolid; LaLiga apresentou denúncias por prática de “crimes de ódio” acompanhada de provas audiovisuais.

Foto: Real Madrid

Na última semana, o atacante da seleção brasileira Vinícius Júnior, atleta do Real Madrid, foi alvo de racismo praticado por torcedores do Valladolid, em partida do campeonato espanhol.

Vini Jr. cobrou publicamente uma atitude de LaLiga, organizadora do campeonato. Em um primeiro momento, o presidente da entidade Javier Tebas rebateu o atleta ao dizer para que se informe melhor, uma vez que acredita serem suficientes as atitudes tomadas para combate ao racismo.

Porém, após ganharem as redes diversos vídeos que mostram ofensas e músicas racistas cantadas contra Vini, LaLiga apresentou duas denúncias sobre o caso nesta terça-feira (3).

Uma denúncia penal por crimes de ódio foi feita no Tribunal de Instrução de Valladolid, com pedido para ser transferida para a Procuradoria de Crimes de Ódio, e “acompanhada das provas audiovisuais coletadas na investigação realizada por meio de imagens e sons publicados em fontes abertas.”

A segunda denúncia apresentou uma queixa por insultos racistas perante o Comitê de Competições da RFEF e na Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte.

Além das denúncias apresentadas, La Liga aumentará o número de oficiais durante as partidas que apresentem riscos de insultos racistas para melhorar a identificação dos criminosos que praticam a conduta. Assim como serão veiculadas mensagens nos estádios para combater o racismo.