PF cumpre mandado e apreende outras três armas de Carla Zambelli

A deputada bolsonarista foi alvo de ordem judicial após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Zambelli: deputada sacou a arma após discutir com apoiador de Lula | Reprodução

A Polícia Federal apreendeu três armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta terça-feira (3). A medida foi autorizada por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a pedido da polícia e da Procuradoria Geral da República (PGR).

As buscas foram realizadas em dois endereços da parlamentar em São Paulo e do apartamento funcional em Brasília. Segundo informações da CNN, foram apreendidas duas pistolas, uma 9mm e outra 380, e um revólver 38. De acordo com a assessoria de Zambelli, a polícia recolheu as armas que estavam na posse da deputada para “defesa pessoal”.

Os mandados foram expedidos após a PF consultar o sistema de registros de armas e descobrir que Zambelli possuía outras três armas além da G3C 9mm entregue “espontaneamente” após o episódio ocorrido em São Paulo, um dia antes do segundo turno das eleições de 2022.

Relembre o caso

Na véspera da votação do segundo turno das eleições de 2022, Carla Zambelli apareceu em um vídeo gravado nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, com uma arma na mão perseguindo o jornalista Luan Araújo.

As imagens que circularam pelas redes sociais mostram o homem correndo no cruzamento das alamedas Lorena e Joaquim Eugênio. A pessoa que faz a gravação diz “é a Zambelli, é a Zambelli”. Momentos depois, a deputada aparece com uma arma na mão, apontando em direção ao homem, e grita “pega ele”.

O rapaz tentou se esconder em um comércio e, então, a deputada entrou no local e grita para ele: “deita no chão, deita no chão”. Depois do episódio, ela apareceu em seu perfil do Instagram alegando que foi agredida pelo homem, que seria “um homem negro” e “militante de Lula”. Após o caso, o ministro Gilmar Mendes suspendeu seu porte de armas e ordenou que Zambelli entregasse todos os armamentos que possuía.

A vítima foi ao STF pedir a abertura de processo criminal contra a parlamentar. Na ação, a defesa do jornalista diz que Zambelli teria cometido quatro delitos: racismo; ameaça; perigo para a vida ou saúde de outrem; constrangimento ilegal majorado pelo emprego de arma de fogo.

__

com informações de agências

Autor