EBC tem nova presidente que coordenará transição

Jornalista Kariane Costa assume a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); equipe de mulheres será responsável pelo processo de transição

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Kariane Costa como nova diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista concursada da EBC desde 2012 será responsável por realizar a transição de gestão da estatal.

O decreto de nomeação foi publicado na sexta-feira (13) e nele trouxe, além da nomeação de Kariane, a exoneração da diretoria indicada por Bolsonaro: Glen Lopes Valente, que ocupava a presidência, além de Roni Baksys Pinto (diretor-geral), Sirlei Batista (diretora de jornalismo), Márcio Kazuaki Fusissava (Administração Finanças e Pessoas) e Pedro Marcos Boszczovski (Operações Engenharia e Tecnologia).

Outras quatro mulheres foram anunciadas pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, para ocuparem cargos na nova gestão: Rita Freire, presidente do Conselho Curador da EBC cassada após a posse do presidente Michel Temer; Juliana Cézar Nunes, empregada concursada da empresa; e as jornalistas Nicole Briones e Flávia Filipini.

Pimenta, em suas redes, sobre as mudanças na estatal, disse: “Inicia-se hoje uma transição, que resultará no fortalecimento da comunicação pública, na valorização dos empregados e no aprimoramento da governança.”

Fim das perseguições

Quando o ministro Paulo Pimenta foi nomeado ao cargo, Kariane postou em suas redes que “chegou a hora de colocar fim ao histórico de censura, perseguições e assédio moral na EBC! VAMOS JUNTOS reconstruir nossa empresa!”

Ao falar isso, a nova presidente remete ao histórico de perseguições que os funcionários da empresa sofreram durante a gestão anterior nomeada por Bolsonaro. Inclusive, Kariane, que é representante dos empregados no Conselho de Administração (Consad) da EBC, denunciou na Ouvidoria da estatal casos de assédio moral contra funcionários e sofreu perseguição por isso. Chegou a ser intimidada com uma representação na justiça criminal por injúria e difamação pela denúncia dos casos.

A posse de Kariane no cargo acontece na segunda-feira (16).

*Com informações Agência Brasil