Jornalista Hélio Doyle será o novo presidente da EBC

Secom anunciou mudanças no comando da EBC. O jornalista Hélio Doyle será o novo presidente da agência. Outros diretores também foram anunciados.

Hélio Doyle chefiará a EBC na gestão Lula.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), anunciou nesta quinta-feira (26) mudanças no comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O jornalista Hélio Doyle será o novo presidente da estatal ligada ao governo federal.

“Começa uma nova etapa no projeto de comunicação pública no Brasil!”, escreveu o ministro Pimenta.

Doyle entra no lugar da funcionária Kariane Costa que assumiu o cargo, interinamente, no dia 16 de janeiro. Ex-integrante da Comissão de Empregados da EBC e representante no Conselho de Administração desde 2021, Kariane estava responsável pela transição para a nova gestão.

Leia também: EBC tem nova presidente que coordenará transição

Funcionária concursada da empresa, ela denunciou perseguição não só contra ela, mas a todo o corpo de funcionários da EBC, na gestão bolsonarista. Ela chegou a ter sua demissão, por justa causa, determinada pela direção anterior.

Leia também: Jornalistas da EBC podem entrar em greve contra abusos e censura

O novo presidente da EBC é jornalista, professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e consultor de comunicação e política, Doyle já foi presidente da Federação Nacional dos Jornalistas. Ele também ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT).

No Twitter, o ministro Paulo Pimenta fez o anúncio e agradeceu à presidenta e aos demais integrantes da direção interina. Ele prometeu diálogo para “fortalecer uma EBC democrática e de qualidade”.

Pimenta anunciou ainda os nomes de novos diretores da empresa: As jornalistas Nicole Briones e Flávia Filippini, que já estavam fazendo parte da gestão transitória, estão entre as novas diretoras. A roteirista Antonia Pellegrino e o historiador Jean Lima completam a lista de indicados.

“Muito trabalho pela frente para construirmos uma comunicação pública que seja referência no mundo, por isso convidei o companheiro @heliomdoyle para presidir a nossa @ebcnarede!”, escreveu Pimenta no Twitter.

Perfil do novo presidente

Jornalista e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), Hélio Doyle tem extensa carreira em redações de jornais impressos, revistas e emissoras de televisão, trabalhou também em assessorias de imprensa e agências de publicidade.

Ele participou do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Social na transição de governo. Também já trabalhou em campanhas eleitorais e chegou a ocupar o cargo de chefe da Casa Civil no governo do Distrito Federal (DF) durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Com agências

Autor