FBFF, CONAM e entidades de bairros iniciam monitoramento de áreas de risco em Fortaleza

Atualmente, Fortaleza tem em média de 22 mil famílias ocupando 89 áreas de risco por toda a cidade.

FBFF, CONAM e entidades de bairros iniciam monitoramento de áreas de risco em Fortaleza

Na manhã desta quarta (18), diretores e diretoras da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza/Conam e de associações de moradores que atuam nos bairros da Secretaria Regional I iniciaram o monitoramento das áreas de risco em Fortaleza.

O primeiro local foi a Lagoa do Urubu que fica situada entre os bairros Floresta e Álvaro Weyne. A comunidade que mora no entorno da lagoa aguarda pela requalificação geral da área há 15 anos, quando os recursos estavam previstos pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda no segundo governo Lula.

Depois de muitas idas e vindas, espera-se que o projeto seja retomado, pela atual gestão municipal, beneficiando mais de 800 famílias com ações de regularização fundiária, reassentamento e criação de áreas de convivência em esporte e lazer.

Atualmente, Fortaleza tem em média de 22 mil famílias ocupando 89 áreas de risco por toda a cidade. A chegada das chuvas, em tempos de desemprego e insegurança alimentar grave preocupam ainda mais o movimento popular urbano pelo direito à cidade.

A visita foi coordenada pelo Presidente da FBFF, Ivan Batista.

Com informações de Nagyla Drumond